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Becoming ID. Bateria de alta tensão: máxima proteção, mínimo peso

Becoming ID. Bateria de alta tensão: máxima proteção, mínimo peso

O ID.3 é movido através de uma bateria de alta tensão que está integrada no sub-chassi, dentro de uma construção à prova de colisões. Veja aqui como a segurança e a construção de baixo peso foram levadas a um novo patamar na construção da bateria do ID.3.

Segurança e design de baixo peso no ID.3. A Volkswagen está a propor pela primeira vez uma proteção totalmente plana do sub-chassi, produzida em alumínio e desenhada para ter um quociente de penetração do ar o mais baixa possível (valor de cw). Assim, assegura uma condução eficiente e uma excelente estabilidade, permitindo ao mesmo tempo, uma considerável poupança de peso, que destaca a construção da bateria do ID.3 da concorrência. Norman Tenneberg, subgerente do departamento de bateria de alta tensão, aplicações de sub-chassi e revestimento dos aros das rodas, conta-nos como foi desafiante o trabalho de construção à prova de embates, do revestimento da bateria.

Qual foi o seu papel neste projeto?

Eu fui e sou responsável, em conjunto com a minha equipa, pelo revestimento da bateria de alta tensão, o revestimento dos aros das rodas e do sub-chassi do ID.3. Pela primeira vez produzimos um revestimento total do sub-chassi e, assim, alcançámos um excelente quociente de penetração no ar (valor de cw). Em termos gerais, a nossa equipa trabalhou na coordenação de três equipas de montagem de forma a atingir ótimos resultados em termos de autonomia, espaço e dinamismo. Qual é a forma ideal de integrar a bateria no fundo do automóvel? Como deve ser desenhado o revestimento da bateria, particularmente, no caso de um acidente? Para este efeito, desenvolvemos uma proteção sólida, em alumínio, contra colisões, para o sub-chassi. Esta é não apenas leve, mas ideal para o coeficiente de penetração do ar do ID.3. Nunca tivemos algo como isto na Volkswagen. Este sub-chassi também protege a caixa de alumínio da bateria que se encontra por cima dele e assegura a excelente estabilidade, bem como uma considerável poupança de peso e destaca claramente a nossa abordagem dos concorrentes, que ainda utilizam soluções em aço.

O que mais o inspirou quando desenvolveu a família ID.?

Apesar da complexidade deste projeto, a equipa manteve-se sempre unida, desde o início. Afinal, este projeto representa um automóvel elétrico futurista da Volkswagen. Apercebemo-nos muito cedo de que a bateria é o coração do sistema e está integrada de forma compacta no chassi da plataforma MEB. Pela primeira vez desenvolvemos um automóvel em torno da bateria. Esta nova abordagem e a forma como conseguimos as soluções inovadoras, ainda hoje me comove, quando penso nela.

"Construímos um sistema de bateria extraordinariamente inteligente e seguro para o ID.3."

 

Norman Tenneberg
Subgerente do departamento de bateria de alta tensão | Aplicações de chassi e revestimento dos aros das rodas

Em que altura se apercebeu que a mobilidade elétrica para todos se estava a tornar uma realidade?

Para mim não houve uma altura em particular. Cada dia que trabalhei neste projeto fez-me acreditar, mais e mais, na mobilidade elétrica. Nós transformámos números que anteriormente apenas existiam no computador, num produto que se tornou, de repente, tangível, mensurável e real. Eu apercebi-me simplesmente de que não existe nenhuma razão, verdadeiramente influenciável, pela qual a mobilidade elétrica - particularmente com este preço e autonomia - não funcionasse. Se utiliza o ID.3 principalmente na cidade, pode escolher a bateria pequena com um preço de aquisição muito razoável. Se costuma fazer viagens mais longas, vai ter uma autonomia até 500 quilómetros, comprando a bateria maior.

Em detalhe, qual é a tecnologia que considera mais fascinante no novo ID.3?

Para mim é o sistema da bateria no seu todo, com os seus desafios inteiramente novos e as soluções que desenvolvemos para o mesmo. Penso que desenvolvemos um sistema de bateria extraordinariamente inteligente e fascinante para o ID.3. A ideia por detrás deste sistema é que desenvolvemos um sistema de bateria muito mais potente, apesar de ter uma arquitetura propositadamente menos complexa, quando comparada com as baterias de alta tensão atuais. O resultado é um produto altamente flexível que pode ser fácil e rapidamente integrado em todos os modelos ID. que estão para chegar, cada um com prestações totalmente diferentes.

Qual foi o maior desafio que teve de enfrentar durante todo o processo do projeto?

Como empresa multinacional, queremos posicionar a gama ID. em todos os diferentes mercados, de todo o mundo. Atingir o "ponto certo" foi sempre um incentivo e ao mesmo tempo um desafio. Na China, o maior cliente para automóveis elétricos, tivemos de enfrentar, por diversas vezes, alterações de condições durante o projeto; e tivemos sempre de responder com uma resposta tecnológica. Na China, como em outras regiões, baterias potentes, produzidas de forma sustentável e a preços aceitáveis, são o fator chave para o sucesso da mobilidade elétrica. 

O que retira pessoalmente desta experiência?

Tive a sensação de que, em termos metafóricos, quanto mais a caixa da bateria se desenvolveu, em dados 3D e hardware, mais crescemos como equipa. Não há nada que não possamos fazer com esta excelente equipa.

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