Tomada e Wallbox
Quando carrega o seu automóvel elétrico em casa com uma tomada doméstica ou wallbox, paga o carregamento com a próxima conta de eletricidade. Mais fácil é impossível.
Postos de carregamento públicos.
O pagamento também é bastante simples nos postos de carregamento públicos pagos, na cidade ou na autoestrada. Como condutor de um automóvel elétrico, escolhe um fornecedor que lhe vai cobrar pela energia utilizada, durante os seus carregamentos. Este fornecedor, o chamado Mobility Service Provider (MSP), oferece-lhe uma tarifa perfeitamente adaptada às suas necessidades, tal como acontece com o seu contrato com a sua operadora de telemóvel. Pode personalizar cada uma das opções e ajustá-las às suas necessidades e aos consumos diários do seu automóvel. Caso o seu MSP não esteja ainda associado a um determinado posto de carregamento, pode utilizá-lo, mesmo assim, com a função de carregamento ad-hoc e efetuar o pagamento junto do Charge Point Operator (CPO) - com cartão de crédito, por exemplo.
Modos de pagamento
Para que lhe possa ser faturada a eletricidade que consome, o posto de carregamento necessita de saber quem é. Dependendo do operador, tem a opção de pagar com um cartão de carregamento ou com uma aplicação (com tecnologia de comunicação NFC ou um código QR). Basta escolhere o que prefere. O valor é-lhe cobrado através do método de pagamento que indicou (por exemplo, débito direto, Paypal ou cartão de crédito), ou então pode optar pelo carregamento ad-hoc e pagar diretamente junto do CPO com um cartão de crédito.
As tarifas contabilizam maioritariamente a unidade de tempo de carregamento e ainda não a quantidade de energia carregada durante o mesmo. Isto porque ainda não existem muitos postos de carregamento a funcionar com certificado de conformidade de calibração para uma correta medição dos consumos de eletricidade. No entanto, prevê-se que essa situação mude brevemente, de modo a que, no futuro, a faturação passe a ser feita com base no consumo de eletricidade.
Plug & Charge (ISO interface)
Para tornar o processo de carregamento ainda mais simples, no futuro bastará ligar o cabo de alimentação para começar a abastecer. Com esta tecnologia, também conhecida como Plug & Charge, só necessita de introduzir os seus dados de autenticação uma vez no automóvel. Depois disso, o posto de carregamento passa a reconhece-lo automaticamente. Incrivelmente prático.
Esta tecnologia vai ser introduzida a partir de 2020 e implementada gradualmente através de uma norma com certificação ISO, tudo para que no futuro possas usar cada vez mais postos de carregamento Plug & Charge.
Carregamento gratuito.
Além dos postos de carregamento pagos, há também vários postos de carregamento públicos onde pode abastecer o seu automóvel elétrico gratuitamente. Por exemplo, nos parques de estacionamento dos grandes supermercados ou centros comerciais. Assim, ir às compras proporciona o dobro do prazer.