O embaixador do futuro
O ID.R é o primeiro automóvel de competição totalmente elétrico da Volkswagen e o exemplo desportivo da família ID., uma geração completamente nova de modelos de série com motor elétrico. Desde o primeiro esboço à apresentação do protótipo decorreram apenas 250 dias. Em 2018, o ID.R venceu a famosa corrida de montanha Pikes Peak International Hill Climb nos EUA, com o francês Romain Dumas ao volante. Este automóvel de competição de alta tecnologia passou por novas etapas de desenvolvimento e estabeleceu outros recordes pioneiros.
Pioneiro para a produção em série
Em pouco mais de um ano, o ID.R totalmente elétrico estabeleceu quatro recordes importantes, que consolidaram o lugar da Volkswagen na história da competição automóvel. Além disso, a utilização do protótipo de 500 kW (680 cv) forneceu tecnologias valiosas para a produção dos modelos da família ID.
As tecnologias utilizadas com sucesso nas provas em que o ID.R estabeleceu recordes, estão agora a ser introduzidas na produção em série. Como exemplo desportivo da família ID., o ID.R acompanha o lançamento no mercado do ID.31 e a estreia mundial do ID.42, os dois primeiros modelos ID. de série da Volkswagen. O ID.3 já se encontra disponível em vários países europeus desde o ano passado. Até 2025, a marca prevê a produção de 1,5 milhões de automóveis elétricos. A Volkswagen assume assim a sua ambição de se tornar líder mundial no mercado da mobilidade elétrica.
1) ID.3 - Consumo de eletricidade em kWh/100 km: combinado
14,5; emissões de CO₂ em g/km: 0.
2~) ID.4 - Consumo de eletricidade em kWh/100 km: 16,9-16,2
(combinado); emissões de CO₂ em g/km: 0.
"O ID.R é um laboratório de investigação e desenvolvimento sobre rodas."
Sven Smeets
Diretor da Volkswagen Motorsport
A referência tecnológica para a família ID.
O Volkswagen ID.R não impressiona apenas na pista, também representa uma referência tecnológica para os novos modelos totalmente elétricos da família ID. Durante o desenvolvimento do ID.R, tanto a competição automóvel como a produção em série beneficiaram da transferência de conhecimentos. "Quando iniciámos o projeto do ID.R em 2017 e dispúnhamos de apenas nove meses para o terminar, beneficiámos muito do apoio do departamento de I&D. Agora, é a nossa vez de retribuir essa ajuda, por exemplo, através dos nossos conhecimentos na gestão de baterias e energia. O ID.R é um laboratório de investigação e desenvolvimento sobre rodas", afirma o Diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.
A aerodinâmica como fator de sucesso
A eficiência aerodinâmica da carroçaria desempenha um papel importante, tanto na competição automóvel como nos veículos de produção em série. Quanto mais baixo for o coeficiente de resistência aerodinâmica - também conhecido como valor de cx - menor a resistência ao ar de um automóvel em movimento. A aerodinâmica do Volkswagen ID.R foi otimizada em testes no túnel de vento e simulações de computador.
Um design moldado pelo vento
No caso dos automóveis elétricos produzidos em série, a redução da resistência ao ar é importante para poupar as reservas de energia. Aqui não são utilizados sistemas aerodinâmicos variáveis, mas o objetivo principal continua a ser o mesmo: eficiência máxima para alcançar uma elevada autonomia. O fator mais importante é a forma fluida da carroçaria e do habitáculo. Tal como na competição automóvel, as transições suaves alternam com os contornos bem vincados. O objetivo é que o ar flua o mais próximo possível ao longo da carroceria, evitando a turbulência. Um design moldado pelo vento.
Transferência de design: as jantes aerodinâmicas
Durante o desenvolvimento do ID.R em 2017, o ID.3 existia apenas como protótipo. Este modelo já tinha jantes particularmente aerodinâmicas. Ainda hoje, a família ID. é reconhecida pelas suas jantes características "Sanya". Este design de jantes também é utilizado no ID.R, ainda que os requisitos para jantes utilizadas na competição automóvel sejam bem diferentes dos de jantes de série. Mas há algo em comum, o "lábio aerodinâmico", que cobre o rebordo da jante para dentro. "Verificámos durante os testes no túnel de vento que o valor cx melhora desta forma", explica o Dr. Hervé Dechipre, responsável pelo Departamento de Aerodinâmica da Volkswagen Motorsport. "O fluxo de ar em torno das jantes é melhorado, o que por sua vez reduz a resistência ao ar e o consumo. Este aspeto é totalmente comparável com o modelo de série."
"Totalmente comparável com o modelo de série."
Dr. Hervé Dechipre
Engenheiro de aerodinâmica da Volkswagen Motorsport
Tecnologia da bateria
No que diz respeito à gestão da bateria, também existem pontos em comum no desenvolvimento da competição automóvel e da produção em série. Regra geral, o ID.R de competição elétrico necessita de muito menos ar para refrigeração do que os automóveis de competição com motores convencionais. Tal como os automóveis da família ID. que também dispensam a típica grelha do radiador, e com a sua frente suave têm uma aparência muito uniforme.
Nos automóveis elétricos, o foco está no controlo da temperatura da bateria e no arrefecimento da eletrónica e dos motores elétricos. Para o Volkswagen ID.R, isto significa que foram instaladas baterias de diferentes potencias, a fim de adaptar a sua capacidade, em função da respetiva pista. E porque isto é impossível nos automóveis de série, são comercializadas diferentes configurações de bateria para satisfazer as diferentes necessidades dos clientes em termos de desempenho e autonomia.
A tecnologia do ID.R em detalhe
O dobro da potência, zero emissões. Dois motores elétricos com uma potência combinada de 500 kW (680 cv), aceleram o Volkswagen ID.R de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos. Mais rápido do que os atuais Fórmula 1.
O conceito de tração do ID.R com um motor elétrico por eixo e as baterias de iões de lítio é semelhante à tecnologia utilizada nos modelos ID. de série, totalmente elétricos, da Volkswagen. A arquitetura com dois motores elétricos e tração integral deverá chegar em breve aos modelos de série da família ID. Também o design com as luzes estilizadas caracteriza o ID.R como exemplo desportivo da família ID.
Carregamento rápido
O ID.R está equipado com tecnologia de carregamento rápido. A sua bateria de iões de lítio pode ser carregada em apenas 20 minutos. O sistema foi desenvolvido com base na tecnologia da produção em série - em contrapartida, os conhecimentos adquiridos com a utilização do ID.R na competição automóvel são implementados na produção em série.
Tecnologia da Fórmula 1
Mais rápido bastando premir um botão. A imponente asa traseira do ID.R está equipada com o "Drag Reduction System" (DRS), conhecido da Fórmula 1. Basta premir um botão no volante e o condutor pode abrir um elemento basculante na asa, que permite reduzir a resistência ao ar durante a condução, por exemplo, em retas, o que torna o automóvel mais rápido e reduz o consumo de energia.
Dar e receber
Enquanto um automóvel com motor de combustão convencional converte grande parte da energia de travagem em calor, e a dissipa, o ID.R realimenta as suas baterias e gera parte da energia necessária à progressão. Os técnicos da Volkswagen da produção em série também ajudaram no desenvolvimento desta tecnologia.
Dados técnicos
- Motor: 2 motores elétricos, tração permanente às quatro rodas
- Potência: 500 kW (680 cv)
- Binário: 650 Nm
- Bateria: iões de lítio, 8 módulos de 56 células
- Potência de carregamento máx.: 90 kW
- Duração do carregamento: 20 minutos
- Peso: < 1.100 kg
- Aceleração: 0-100 km/h em < 2 seg.
- Velocidade máxima: 270 km/h
Recordes, recordes e mais recordes
Vitória no "Pikes Peak International Hill Climb"
O motor elétrico bate o motor de combustão. Após apenas 250 dias de desenvolvimento, a 24 de junho de 2018, Romain Dumas, completou ao volante do ID.R Pikes Peak o percurso de 19,99 km junto ao Pikes Peak, no estado norte-americano do Colorado, em 7:57,148 minutos, batendo assim o recorde de pista, que pertencia a um motor de combustão, em mais de 16 segundos. Nunca antes na história desta corrida de montanha, que se realiza desde 1906, um piloto tinha atingido o cume de 4.302 metros em menos de oito minutos.
Novo recorde elétrico no "Inferno Verde"
A 3 de junho de 2019, seguiu-se a volta mais rápida de um automóvel com motor elétrico em Nürburgring-Nordschleife. O ID.R, especialmente desenvolvido para este recorde, percorreu a pista de 20,8 km, que é considerada uma das mais exigentes do mundo, em 6:05,336 minutos. Dumas melhorou assim o recorde anterior de Peter Dumbreck (RU, NIO EP9) de 2017 em 40,564 segundos. Com uma velocidade média de 204,96 km/h, o ID.R voltou a demonstrar o elevado desempenho do motor elétrico da Volkswagen.
Duplo fascínio no Festival de Velocidade de Goodwood
O Festival Britânico de Velocidade de Goodwood é um dos eventos do desporto automóvel mais conhecidos e reconhecidos do mundo. A Volkswagen e o ID.R já impressionaram os fãs deste festival por duas vezes: em 2018, poucas semanas após a vitória em Pikes Peak, Romain Dumas estabeleceu um novo recorde para automóveis elétricos, de 43,86 segundos, nesta pista rápida com apenas 1,86 km, conquistando ao mesmo tempo a vitória na classificação geral. Em julho de 2019, a dupla voltou a vencer e com um tempo de 39,90 segundos, melhorou o recorde da pista em 1,7 segundos. O recorde anterior era de Nick Heidfeld, em 1999, no seu Fórmula 1 com quase 800 cv de potência.
A viagem até ao "Portão do Céu"
O ID.R chega ao Reino do Meio. De acordo com a cultura tradicional chinesa, o monte Tianmen, a cerca de 1.300 km da capital chinesa de Pequim, representa a ligação entre o céu e a terra. O "Portão do Céu" é um arco natural na montanha com aproximadamente 7.000 km2. Uma das estradas mais espetaculares da China serpenteia encosta acima até este "Portão do Céu", com 99 curvas e contracurvas e uma diferença de altitude de aproximadamente 1.000 metros. A 2 de setembro de 2019, Romain Dumas percorreu as 99 curvas apertadas desta estrada montanhosa até ao Tianmen em 7:38,585 minutos, em menos tempo do que qualquer outra pessoa antes dele.
2020: O regresso do ID.R
Embora a pandemia global do coronavírus tenha levado ao cancelamento ou adiamento de algumas provas do Volkswagen ID.R, o automóvel de competição elétrico voltou a marcar a sua presença em 2020. Durante um teste na pista de Bilster Berg, o piloto de testes e desenvolvimento Dieter Depping conseguiu o melhor tempo neste trajeto de 4,2 quilómetros na Vestfália Oriental, na Alemanha. O novo ID.3 também esteve envolvido neste teste. Pela primeira vez, o protótipo tecnológico e o modelo de série percorreram juntos alguns quilómetros. O novo recorde voltou a sublinhar o enorme potencial da tecnologia de motores elétricos para futuros modelos de série.