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#challengeacceptID O ID.R

O embaixador do futuro

O ID.R é o primeiro automóvel de competição totalmente elétrico da Volkswagen e o exemplo desportivo da família ID., uma geração completamente nova de modelos de série com motor elétrico. Desde o primeiro esboço à apresentação do protótipo decorreram apenas 250 dias. Em 2018, o ID.R venceu a famosa corrida de montanha Pikes Peak International Hill Climb nos EUA, com o francês Romain Dumas ao volante. Este automóvel de competição de alta tecnologia passou por novas etapas de desenvolvimento e estabeleceu outros recordes pioneiros.

Volkswagen ID.R, Imagem de estúdio
Volkswagen ID.R, Imagem de estúdio
Volkswagen ID.R, Imagem de estúdio
Volkswagen ID.R, Imagem de estúdio
Volkswagen ID.R, Imagem de estúdio
Volkswagen ID.R, Imagem de estúdio

Pioneiro para a produção em série

Em pouco mais de um ano, o ID.R totalmente elétrico estabeleceu quatro recordes importantes, que consolidaram o lugar da Volkswagen na história da competição automóvel. Além disso, a utilização do protótipo de 500 kW (680 cv) forneceu tecnologias valiosas para a produção dos modelos da família ID.

As tecnologias utilizadas com sucesso nas provas em que o ID.R estabeleceu recordes, estão agora a ser introduzidas na produção em série. Como exemplo desportivo da família ID., o ID.R acompanha o lançamento no mercado do ID.31 e a estreia mundial do ID.42, os dois primeiros modelos ID. de série da Volkswagen. O ID.3 já se encontra disponível em vários países europeus desde o ano passado. Até 2025, a marca prevê a produção de 1,5 milhões de automóveis elétricos. A Volkswagen assume assim a sua ambição de se tornar líder mundial no mercado da mobilidade elétrica.

  1. ID.3 - Consumo de eletricidade em kWh/100 km: combinado 14,5; emissões de CO₂ em g/km: 0. 2~) ID.4 - Consumo de eletricidade em kWh/100 km: 16,9-16,2 (combinado); emissões de CO₂ em g/km: 0.
Volkswagen ID.4 conduz na estrada
Volkswagen ID.3 em turquesa em vista lateral
Volkswagen ID.3 Vista traseira
Volkswagen ID.4  em amarelo em vista lateral
Volkswagen ID.4 conduz na estrada
Volkswagen ID.3 em turquesa em vista lateral
Volkswagen ID.3 Vista traseira
Volkswagen ID.4  em amarelo em vista lateral
Volkswagen ID.4 conduz na estrada
Volkswagen ID.3 em turquesa em vista lateral
Volkswagen ID.3 Vista traseira
Volkswagen ID.4  em amarelo em vista lateral

"O ID.R é um laboratório de investigação e desenvolvimento sobre rodas."

Sven Smeets

Diretor da Volkswagen Motorsport

Diretor da Volkswagen Motorsport Sven Smeets
A Família Volkswagen ID. (Esboços de design)

A referência tecnológica para a família ID.

O Volkswagen ID.R não impressiona apenas na pista, também representa uma referência tecnológica para os novos modelos totalmente elétricos da família ID. Durante o desenvolvimento do ID.R, tanto a competição automóvel como a produção em série beneficiaram da transferência de conhecimentos. "Quando iniciámos o projeto do ID.R em 2017 e dispúnhamos de apenas nove meses para o terminar, beneficiámos muito do apoio do departamento de I&D. Agora, é a nossa vez de retribuir essa ajuda, por exemplo, através dos nossos conhecimentos na gestão de baterias e energia. O ID.R é um laboratório de investigação e desenvolvimento sobre rodas", afirma o Diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.

A aerodinâmica como fator de sucesso

A eficiência aerodinâmica da carroçaria desempenha um papel importante, tanto na competição automóvel como nos veículos de produção em série. Quanto mais baixo for o coeficiente de resistência aerodinâmica - também conhecido como valor de cx - menor a resistência ao ar de um automóvel em movimento. A aerodinâmica do Volkswagen ID.R foi otimizada em testes no túnel de vento e simulações de computador.

Um design moldado pelo vento

No caso dos automóveis elétricos produzidos em série, a redução da resistência ao ar é importante para poupar as reservas de energia. Aqui não são utilizados sistemas aerodinâmicos variáveis, mas o objetivo principal continua a ser o mesmo: eficiência máxima para alcançar uma elevada autonomia. O fator mais importante é a forma fluida da carroçaria e do habitáculo. Tal como na competição automóvel, as transições suaves alternam com os contornos bem vincados. O objetivo é que o ar flua o mais próximo possível ao longo da carroceria, evitando a turbulência. Um design moldado pelo vento.

O Volkswagen ID.R  no túnel de vento
O Volkswagen ID.R  no túnel de vento
O Volkswagen ID.R  no túnel de vento
O Volkswagen ID.R  no túnel de vento
O Volkswagen ID.R  no túnel de vento
O Volkswagen ID.R  no túnel de vento

Transferência de design: as jantes aerodinâmicas

Durante o desenvolvimento do ID.R em 2017, o ID.3 existia apenas como protótipo. Este modelo já tinha jantes particularmente aerodinâmicas. Ainda hoje, a família ID. é reconhecida pelas suas jantes características "Sanya". Este design de jantes também é utilizado no ID.R, ainda que os requisitos para jantes utilizadas na competição automóvel sejam bem diferentes dos de jantes de série. Mas há algo em comum, o "lábio aerodinâmico", que cobre o rebordo da jante para dentro. "Verificámos durante os testes no túnel de vento que o valor cx melhora desta forma", explica o Dr. Hervé Dechipre, responsável pelo Departamento de Aerodinâmica da Volkswagen Motorsport. "O fluxo de ar em torno das jantes é melhorado, o que por sua vez reduz a resistência ao ar e o consumo. Este aspeto é totalmente comparável com o modelo de série."

"Totalmente comparável com o modelo de série."

Dr. Hervé Dechipre

Engenheiro de aerodinâmica da Volkswagen Motorsport

Tecnologia da bateria

No que diz respeito à gestão da bateria, também existem pontos em comum no desenvolvimento da competição automóvel e da produção em série. Regra geral, o ID.R de competição elétrico necessita de muito menos ar para refrigeração do que os automóveis de competição com motores convencionais. Tal como os automóveis da família ID. que também dispensam a típica grelha do radiador, e com a sua frente suave têm uma aparência muito uniforme.

Nos automóveis elétricos, o foco está no controlo da temperatura da bateria e no arrefecimento da eletrónica e dos motores elétricos. Para o Volkswagen ID.R, isto significa que foram instaladas baterias de diferentes potencias, a fim de adaptar a sua capacidade, em função da respetiva pista. E porque isto é impossível nos automóveis de série, são comercializadas diferentes configurações de bateria para satisfazer as diferentes necessidades dos clientes em termos de desempenho e autonomia.

A tecnologia da bateria do Volkswagen ID.R em detalhe
O Volkswagen ID.R no Nürburgring
A tecnologia da bateria do Volkswagen ID.R em detalhe
O Volkswagen ID.R no Nürburgring
A tecnologia da bateria do Volkswagen ID.R em detalhe
O Volkswagen ID.R no Nürburgring

A tecnologia do ID.R em detalhe

O dobro da potência, zero emissões. Dois motores elétricos com uma potência combinada de 500 kW (680 cv), aceleram o Volkswagen ID.R de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos. Mais rápido do que os atuais Fórmula 1.

O conceito de tração do ID.R com um motor elétrico por eixo e as baterias de iões de lítio é semelhante à tecnologia utilizada nos modelos ID. de série, totalmente elétricos, da Volkswagen. A arquitetura com dois motores elétricos e tração integral deverá chegar em breve aos modelos de série da família ID. Também o design com as luzes estilizadas caracteriza o ID.R como exemplo desportivo da família ID.

O volante do Volkswagen ID.R

Carregamento rápido

Volkswagen ID.R a carregar

O ID.R está equipado com tecnologia de carregamento rápido. A sua bateria de iões de lítio pode ser carregada em apenas 20 minutos. O sistema foi desenvolvido com base na tecnologia da produção em série - em contrapartida, os conhecimentos adquiridos com a utilização do ID.R na competição automóvel são implementados na produção em série.

Tecnologia da Fórmula 1

Volkswagen ID.R, Asa traseira com Drag Reduction System (DRS)

Mais rápido bastando premir um botão. A imponente asa traseira do ID.R está equipada com o "Drag Reduction System" (DRS), conhecido da Fórmula 1. Basta premir um botão no volante e o condutor pode abrir um elemento basculante na asa, que permite reduzir a resistência ao ar durante a condução, por exemplo, em retas, o que torna o automóvel mais rápido e reduz o consumo de energia.

Dar e receber

Volkswagen ID.R, Test-drive em Bilster Berg 2020

Enquanto um automóvel com motor de combustão convencional converte grande parte da energia de travagem em calor, e a dissipa, o ID.R realimenta as suas baterias e gera parte da energia necessária à progressão. Os técnicos da Volkswagen da produção em série também ajudaram no desenvolvimento desta tecnologia.

Dados técnicos

  • Motor: 2 motores elétricos, tração permanente às quatro rodas
  • Potência: 500 kW (680 cv)
  • Binário: 650 Nm
  • Bateria: iões de lítio, 8 módulos de 56 células
  • Potência de carregamento máx.: 90 kW
  • Duração do carregamento: 20 minutos
  • Peso: < 1.100 kg
  • Aceleração: 0-100 km/h em < 2 seg.
  • Velocidade máxima: 270 km/h
Volkswagen ID.R, test drive em Bilster Berg 2020

Recordes, recordes e mais recordes

Vitória no "Pikes Peak International Hill Climb"

O motor elétrico bate o motor de combustão. Após apenas 250 dias de desenvolvimento, a 24 de junho de 2018, Romain Dumas, completou ao volante do ID.R Pikes Peak o percurso de 19,99 km junto ao Pikes Peak, no estado norte-americano do Colorado, em 7:57,148 minutos, batendo assim o recorde de pista, que pertencia a um motor de combustão, em mais de 16 segundos. Nunca antes na história desta corrida de montanha, que se realiza desde 1906, um piloto tinha atingido o cume de 4.302 metros em menos de oito minutos.

O desempenho recordista do Volkswagen ID.R no Pikes Peak Hill Climb 2018
O desempenho recordista do Volkswagen ID.R no Pikes Peak Hill Climb 2018
O desempenho recordista do Volkswagen ID.R no Pikes Peak Hill Climb 2018
O desempenho recordista do Volkswagen ID.R no Pikes Peak Hill Climb 2018
O desempenho recordista do Volkswagen ID.R no Pikes Peak Hill Climb 2018
O desempenho recordista do Volkswagen ID.R no Pikes Peak Hill Climb 2018

Novo recorde elétrico no "Inferno Verde"

A 3 de junho de 2019, seguiu-se a volta mais rápida de um automóvel com motor elétrico em Nürburgring-Nordschleife. O ID.R, especialmente desenvolvido para este recorde, percorreu a pista de 20,8 km, que é considerada uma das mais exigentes do mundo, em 6:05,336 minutos. Dumas melhorou assim o recorde anterior de Peter Dumbreck (RU, NIO EP9) de 2017 em 40,564 segundos. Com uma velocidade média de 204,96 km/h, o ID.R voltou a demonstrar o elevado desempenho do motor elétrico da Volkswagen.

O recorde elétrico do Volkswagen ID.R em Nürburgring-Nordschleife 2019
O recorde elétrico do Volkswagen ID.R em Nürburgring-Nordschleife 2019
O recorde elétrico do Volkswagen ID.R em Nürburgring-Nordschleife 2019
O recorde elétrico do Volkswagen ID.R em Nürburgring-Nordschleife 2019
O recorde elétrico do Volkswagen ID.R em Nürburgring-Nordschleife 2019
O recorde elétrico do Volkswagen ID.R em Nürburgring-Nordschleife 2019

Duplo fascínio no Festival de Velocidade de Goodwood

O Festival Britânico de Velocidade de Goodwood é um dos eventos do desporto automóvel mais conhecidos e reconhecidos do mundo. A Volkswagen e o ID.R já impressionaram os fãs deste festival por duas vezes: em 2018, poucas semanas após a vitória em Pikes Peak, Romain Dumas estabeleceu um novo recorde para automóveis elétricos, de 43,86 segundos, nesta pista rápida com apenas 1,86 km, conquistando ao mesmo tempo a vitória na classificação geral. Em julho de 2019, a dupla voltou a vencer e com um tempo de 39,90 segundos, melhorou o recorde da pista em 1,7 segundos. O recorde anterior era de Nick Heidfeld, em 1999, no seu Fórmula 1 com quase 800 cv de potência.

Romain Dumas no cockpit do Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood
O piloto Romain Dumas com o Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood 2019
O Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood
Romain Dumas no cockpit do Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood
O piloto Romain Dumas com o Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood 2019
O Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood
Romain Dumas no cockpit do Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood
O piloto Romain Dumas com o Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood 2019
O Volkswagen ID.R durante o Festival de Velocidade de Goodwood

A viagem até ao "Portão do Céu"

O ID.R chega ao Reino do Meio. De acordo com a cultura tradicional chinesa, o monte Tianmen, a cerca de 1.300 km da capital chinesa de Pequim, representa a ligação entre o céu e a terra. O "Portão do Céu" é um arco natural na montanha com aproximadamente 7.000 km2. Uma das estradas mais espetaculares da China serpenteia encosta acima até este "Portão do Céu", com 99 curvas e contracurvas e uma diferença de altitude de aproximadamente 1.000 metros. A 2 de setembro de 2019, Romain Dumas percorreu as 99 curvas apertadas desta estrada montanhosa até ao Tianmen em 7:38,585 minutos, em menos tempo do que qualquer outra pessoa antes dele.

O recorde do Volkswagen ID.R na montanha de Tianmen na China
O recorde do Volkswagen ID.R na montanha de Tianmen na China
O recorde do Volkswagen ID.R na montanha de Tianmen na China
O recorde do Volkswagen ID.R na montanha de Tianmen na China
O recorde do Volkswagen ID.R na montanha de Tianmen na China
O recorde do Volkswagen ID.R na montanha de Tianmen na China

2020: O regresso do ID.R

Embora a pandemia global do coronavírus tenha levado ao cancelamento ou adiamento de algumas provas do Volkswagen ID.R, o automóvel de competição elétrico voltou a marcar a sua presença em 2020. Durante um teste na pista de Bilster Berg, o piloto de testes e desenvolvimento Dieter Depping conseguiu o melhor tempo neste trajeto de 4,2 quilómetros na Vestfália Oriental, na Alemanha. O novo ID.3 também esteve envolvido neste teste. Pela primeira vez, o protótipo tecnológico e o modelo de série percorreram juntos alguns quilómetros. O novo recorde voltou a sublinhar o enorme potencial da tecnologia de motores elétricos para futuros modelos de série.

O recorde de pista do Volkswagen ID.R em Bilster Berg
O recorde de pista do Volkswagen ID.R em Bilster Berg
O recorde de pista do Volkswagen ID.R em Bilster Berg
O recorde de pista do Volkswagen ID.R em Bilster Berg
O recorde de pista do Volkswagen ID.R em Bilster Berg
O recorde de pista do Volkswagen ID.R em Bilster Berg