O ID.3 foi concebido com base na plataforma modular elétrica (MEB). Esta inovadora plataforma foi especialmente concebida para automóveis elétricos e assegura a utilização particularmente eficiente das possibilidades proporcionadas pela tecnologia elétrica. Um exemplo disso é o sistema de travagem. Ao contrário do que acontece com um motor de combustão clássico, o ID.3 utiliza um componente adicional, para desacelerar, além do travão dianteiro e traseiro: a recuperação.
O sistema de travagem no ID.3
A recuperação de energia protege os travões
A recuperação converte a energia cinética durante a travagem em energia elétrica. Daí resulta um aumento significativo da autonomia e, uma vez que a maior parte da energia de travagem não é transferida para os travões, o seu desgaste também é reduzido. A recuperação de energia permite também a utilização de travões de tambor ultramodernos no eixo traseiro. Já à frente, o ID.3 encontra-se equipado com travões de disco clássicos.
O sistema de travagem no ID.3
A forma segue a função: o travão de tambor
O travão de tambor deve o seu nome à forma fechada cilíndrica, que protege muito bem os seus componentes contra o frio, a humidade e a ferrugem. Além disso, está livre de binários de travagem residuais, o que minimiza o consumo de energia. O travão de tambor também contribui para a proteção ambiental. O sistema fechado impede que pó resultante da travagem escape para o exterior, o que reduz eficazmente a poluição por poeiras finas.
Três componentes, muitas vantagens
O sistema de travagem do ID.3, permite aumentar os intervalos de manutenção para dois anos, devido à sua poupança de energia e sustentabilidade. O mais importante é que a sua construção inovadora permite uma travagem sensível, com um forte efeito de desaceleração e proporciona uma grande vantagem em termos de eficiência e mobilidade.