Travar é ganhar.
Ao acionar o travão do ID.3, o motor elétrico funciona como um gerador. A potência total de recuperação permite converter parte da energia cinética em energia elétrica que alimenta diretamente a bateria de alta tensão. Isto requer uma alternância entre a desaceleração elétrica (através do gerador) e hidráulica (através do travão da roda) durante a travagem. Essa transferência entre os dois sistemas de travagem é chamada "brake blending" e permite uma maior eficiência energética. A energia assim gerada alimenta diretamente a bateria de alta tensão através da eletrónica e do controlo do motor elétrico. Em resumo, o sistema de travagem utiliza a energia de desaceleração para aumentar a autonomia do seu ID.3.
Diminui a velocidade, aumenta o conforto.
Não é apenas a desaceleração do ID.3 que é eficiente e inteligente, a condução também se torna, de modo geral, muito mais cómoda. Particularmente agradável para o condutor é tirar o pé do travão; o automóvel rola suavemente em modo "velejar", o que também ajuda a poupar energia no caso de uma condução preventiva. Cada travagem do seu ID.3 representa um ganho absoluto - em autonomia e em conforto.