Construção orientada para a reciclagem
A sustentabilidade é parte integrante de toda a cadeia de processos do automóvel em fim de vida útil:
- Planeamento de produto
- Produção
- Reciclagem
Este objetivo requer inúmeras atividades e medidas já durante o desenvolvimento do seu novo Volkswagen. Estas contribuem para a redução do impacto ambiental durante a produção e durante a fase de utilização, através, por exemplo, da conservação dos recursos.
Informação
- É assegurado que todos os fluidos operacionais podem ser removidos completamente do automóvel em fim de vida útil e as peças removidas.
- A prevenção de poluentes faz parte dos objetivos ambientais do desenvolvimento técnico.
- A utilização de materiais reciclados é aprovada para muitos componentes não relacionados com a segurança, se cumprirem os mesmos requisitos de qualidade que os materiais primários.
- Todos os componentes de plástico são rotulados de acordo com normas ISO internacionalmente válidas para permitir a identificação varietal.
Materiais reciclados
Podem ser utilizados materiais reciclados no Polo atual, entre outros, para os seguintes componentes:
- Corpo principal do revestimento da porta
- Piso de carga
- Revestimento da cava da roda
- Embaladeiras
- Revestimento do lado inferior do piso
- Revestimento do piso
- Resguardo da cava da roda
- Módulo de luz
- Proteção da distribuição
Processo de reciclagem
Recolha
Condições
Independentemente de quando o seu Volkswagen foi registado pela primeira vez, desde 1 de janeiro de 2007 que pode devolvê-lo gratuitamente nos pontos de devolução autorizados. A recolha grátis está sujeita às seguintes condições legais:
- O seu Volkswagen estava registado na UE, pelo menos, um mês antes do desmantelamento.
- O seu Volkswagen está completo, o que significa que contém peças e componentes essenciais (incluindo motor, caixa de velocidades, aparelhos de comando e todas as outras peças).
- O seu Volkswagen não está carregado com resíduos ou peças que não sejam do automóvel.
- Devolve o seu Volkswagen juntamente com a documentação original do automóvel ou um documento de registo da UE comparável. Para este efeito, receberá um certificado de destruição, que será apresentado ao organismo de autorização para o cancelamento do registo do automóvel (desmantelamento final).
Pré-tratamento
Em seguida, o seu automóvel em fim de vida é preparado para a reciclagem. Os componentes ou líquidos retirados são recolhidos separadamente e podem ser reutilizados ou reciclados.
- A bateria é retirada.
- Os airbags e tensores da correia são neutralizados.
- Todos os fluidos operacionais são retirados (combustível, óleo do motor, da transmissão e do amortecedor, líquido dos travões, líquido de refrigeração, agente refrigerante do ar condicionado).
Desmontagem
Após a desmontagem de certos componentes, pode realizar-se o retorno direto aos ciclos de reciclagem. O automóvel é comprimido na prensa, preparando-o assim para o triturador.
- Os catalisadores são desmontados para recuperar os metais preciosos platina, paládio e ródio.
- As rodas e os pneus são desmontados.
- As peças e os agregados, para utilização como peças sobressalentes usadas, são removidos.
- A desmontagem de peças plásticas para reciclagem de materiais depende das condições económicas e da procura de materiais reciclados no mercado.
Triturador
O corpo residual pré tratado é esmagado no triturador em pedaços do tamanho de um punho e, em seguida, separado em vários grupos de materiais por meio de uma classificação em vários escalões:
- Separação de ar
- Deposição magnética
- Corrente parasita
A sucata de metal reutilizável representa 75% do total do automóvel.
- Os materiais de ferro e aço servem como matérias-primas para aço de alta qualidade.
- Os metais não ferrosos, como por exemplo, o cobre, o alumínio e o zinco, são separados da fração pesada do triturador e posteriormente processados.
- A fração ligeira do triturador contém, entre outras coisas, os assentos do seu automóvel em fim de vida útil.
Tecnologia pós-triturador
Os resíduos do triturador (fração ligeira do triturador e partes não metálicas da fração pesada do triturador) ainda contêm materiais orgânicos valiosos. No processo pós-triturador, como por exemplo, o processo Volkswagen SiCon, os resíduos são ainda triturados, separados uns dos outros e podem, assim, ser reciclados.
- Grânulos de trituração refinados feitos de plásticos duros, podem ser usados na produção de aço como substituto para óleo pesado ou pó de carvão .
- Fios de trituração feitos de fibras têxteis e espuma de assentos podem substituir pó de carvão de alta qualidade como auxiliar de drenagem de lodo.
- A areia de trituração feita de resíduos de vidro, ferrugem e tinta pode ser usada como material de construção após processamento posterior.
Contacte-nos
Tem alguma questão sobre a situação atual da Volkswagen ou o estado do seu automóvel? O nosso Serviço ao Cliente está à sua disposição.
Envie-nos um e-mail:
apoio.clientes(kwfat)siva(kwfdot)pt
Pode contactar-nos pelo número:
+351 219 429
182 (Chamada para a rede fixa nacional)
Encontre o caminho para o Concessionário mais próximo:
Volkswagen