Mudança de paradigma, o início de uma nova era, a reinvenção da marca: a plataforma modular elétrica (MEB) do ID. da Volkswagen representa tudo isto. A origem da plataforma modular elétrica (MEB) é muito anterior ao lançamento no mercado. Ela data da fase de pré-desenvolvimento. Neste episódio, Bernd Dörrige, responsável pelo pré-desenvolvimento da plataforma, explica porque é o sonho de cada criador desenvolver uma plataforma inteiramente nova.
O que mais o inspirou ao desenvolver a família ID.?
Trabalhar no novo ID.3, o primeiro Volkswagen baseado na plataforma modular elétrica, foi verdadeiramente espetacular para uma responsável pelo desenvolvimento de plataformas como eu. Cada responsável pelo desenvolvimento deseja ter uma tarefa tão importante durante a sua carreia profissional. Definir com a família ID. uma nova geração de automóveis é para todos nós, na Volkswagen, uma mudança de paradigma similar à transição do carocha para o Golf.
Em que altura apercebeu-se que a mobilidade elétrica para todos se estava a tornar uma realidade?
Os limites de emissões de CO2 definidos para os automóveis de passageiros em 2030 exigem o desenvolvimento, o mais rápido possível, da mobilidade elétrica para todos. Caso contrário não seremos capazes de atingir os objetivos climáticos da UE. O ID.3, equipado com a mais recente tecnologia é o nosso contributo no caminho para uma sociedade sustentável. É fundamental que isto não seja feito à custa do caráter emocional e divertido dos automóveis. A mobilidade individual a preços aceitáveis é, e mantém-se a essência dos nossos automóveis, assim também com o ID.3 e os futuros modelos que partilham a sua plataforma.
"Com o ID.3 provámos que com as pessoas da Volkswagen é possível entrarmos, num curto período de tempo, numa nova era."
Bernd Dörrige
Leiter Vorentwicklung Plattform
Em detalhe, qual é a tecnologia que considera mais fascinante no novo ID.3?
O ID.3 foi desenvolvido como um automóvel puramente movido a bateria. Por outras palavras, foi desenvolvido de forma consistente e sem outro objetivo de implementação posterior de outros sistemas de tração. Isto permitiu a implementação de todas as vantagens tecnológicas de um automóvel elétrico. Assim, beneficiamos os nossos clientes, por exemplo, com um espaço interior significativamente maior, mantendo o comprimento exterior compacto.
Qual foi o maior desafio que teve de enfrentar durante todo o processo do projeto?
A implementação da ideia de plataforma puramente movida a bateria, até à construção final, foi um grande desafio. Foi necessário implementar restrições técnicas e necessidades que não existiam antes. Por exemplo, a bateria de alta tensão constitui o coração da MEB. Esta bateria tinha de ser construída da forma mais simples possível para minimizar os custos. Quanto mais complexa for a arquitetura da bateria, mais cara é a sua integração. Uma coisa é sempre verdadeira: uma página em branco é o maior desafio que se tem de enfrentar no início.
O que retira pessoalmente desta experiência?
Nós mostrámos que com uma equipa funcional é possível, num curto período de tempo, iniciar uma nova era na Volkswagen. Tem sido uma experiência fantástica.
Que vantagens visíveis surgiram devido à simulação digital de soluções durante o desenvolvimento da plataforma modular?
Apenas foi possível chegar a avaliações qualitativas do design, num curto período de tempo, recorrendo às soluções digitais simuladas. Para o ID.3 esta foi a ferramenta chave que nos permitiu encontrar a direção certa.