Quais são as vantagens da nova plataforma modular elétrica para o desenvolvimento do design do ID.3? Qual a diferença entre automóveis puramente elétricos da família ID. e automóveis convencionais? E qual deve ser o aspeto de um automóvel elétrico? Marco Pavone, responsável pelo design exterior na Volkswagen, responde a estas questões.
O que mais o inspirou ao desenvolver a família ID.?
A plataforma modular elétrica ajudou-nos a criar um design super cool para o ID.3. Houve uma explosão de criatividade, porque discutíamos e examinámos as nossas ideias extensivamente, por vezes de forma muito intensa e com controvérsia. Fomos autorizados a desenvolver cada pequeno parafuso, cada peça, cada ângulo. A partir do nada, fomos bem-sucedidos, em criar proporções únicas, juntamente com um design muito purista sobre quatro grandes jantes. Esta é a magia da nossa profissão. Pegar numa ideia e passá-la à realidade. Isto é muito cool.
Em que altura se apercebeu que a mobilidade elétrica para todos se estava a tornar uma realidade?
A primeira vez que vi o ID.3 integralmente no nosso estúdio! O ID.3 tem um forte caráter, é quase escultural e tem linhas muito claras e finas. Estou certo de que será "amor à primeira vista" para muitos clientes e potenciais clientes quando o virem pela primeira vez. Resumindo, a emoção, juntamente com toda a racionalidade e discussão sobre a mobilidade verde é o mais importante num automóvel que deve e vai conquistar corações. Especialmente durante esta fase de mudança.
"A emoção é o aspeto mais importante de todos num automóvel que deve conquistar os corações das pessoas."
Marco Pavone
Responsável pelo design exterior
Em detalhe, qual é a tecnologia que considera mais fascinante no novo ID.3?
Desenvolvemos o design do interior para o exterior, em vez do exterior para o interior, como era feito no passado. Nós chamamos a esta arquitetura, que permite um interior excecionalmente espaçoso, uma "arquitetura Open Space". Este conceito é fascinante porque permitiu desenhar o interior com um espaço que normalmente só é possível em automóveis de um segmento superior, com motores convencionais. Embora esta não seja uma tecnologia automóvel, propriamente dita, é uma forma de aplicar novos métodos para permitir uma economia de espaço significativamente superior
Qual foi o maior desafio que teve de enfrentar durante todo o processo do projeto?
O maior desafio foi tornar o ID.3 reconhecível à primeira vista como um automóvel elétrico e criar esta excelente sensação de espaço no interior do automóvel. Criámos um conjunto verdadeiramente agradável: as jantes são muito maiores, a distância entre eixos aumentou, a distância entre as jantes e a frente é excecionalmente curta e as proporções são estéticas. Daí resulta um enorme espaço no interior. Adicionalmente temos uma diferença visual em relação aos automóveis com motores de combustão, tornando claro, que o ID.3 representa uma nova era de mobilidade. Alcançar isto é difícil e um verdadeiro desafio, mas toda a equipa de design trabalhou muto bem em conjunto.
O que retira pessoalmente desta experiência?
Eu trabalho para a Volkswagen há mais de 20 anos. Desenhei numerosos automóveis com motores convencionais para a Ásia, América do Norte e Europa. No entanto, nunca tinha tido a oportunidade de fazer parte integral de uma era completamente nova, e assim, parte da história da Volkswagen. É por isso que é uma honra para mim, como designer de automóveis, conceder a esta viagem ao futuro um forte caráter e um estilo autoconfiante.
Esta sensação de poder moldar o design de forma a que haja um "amor à primeira vista" entre o cliente e o automóvel, no primeiro encontro, é indescritível, mas também desafiante. Tal não sucede se apenas desenvolvemos uma escultura de tirar a respiração. Trata-se de mais. Trata-se de uma visão e da ideia por detrás de todo o processo. Tal foi incrivelmente divertido e mudou-nos a todos.
Quando entrar no ID.3 olhe para o interior durante 10 segundos e depois feche os olhos. Que dois elementos do interior caracterizam o design do ID.3? Que dois elementos estilísticos ficam retidos na sua memória para sempre?
Os grandes ecrãs no interior do ID.3 são uma obra de arte. A forma como foram desenhados e modelados é impressionante. É por isso que deixámos os ecrãs táteis "flutuar". Esta é uma funcionalidade inesquecível. Experimente-a! O segundo elemento é o volante. O seu design extravagante, em opção, revestido a material de cor clara com botões táteis multifuncionais, não é apenas ergonómico, mas também uma prazer à vista.