Becoming ID.: Durante os últimos anos, uma equipa de especialistas com competências em diversas áreas, desenvolveu um automóvel que vai liderar a mobilidade sustentável de uma nova era - o ID.3. Uma série semanal de entrevistas sobre os "cérebros" que desenvolveram o ID.3, revela como o seu trabalho foi agitado, desafiante e inovador. Marco Könnemann, responsável pelo pré-desenvolvimento da plataforma MEB descreve os seus momentos de sucesso e explica porque um automóvel elétrico seria uma opção para ele.
O que o inspirou mais no desenvolvimento da família ID.?
Nós crescemos juntos, como equipa, no desenvolvimento deste projeto, porque a família ID. não é apenas um melhoramento de um desenvolvimento, mas sim um desenvolvimento inteiramente novo. Quando começámos a desenvolver o nosso conceito, as primeiras linhas foram desenhadas, praticamente, numa folha em branco. O mais interessante para mim, é ver como as nossas ideias iniciais se transformaram num automóvel tão pioneiro.
Em que que altura percebeu que a mobilidade elétrica para todos estava à beira de ser uma realidade?
Quando durante o desenvolvimento se tornou possível atingir uma autonomia constante, de mais de 500 quilómetros, com a bateria maior (77 kWh). Este é realmente um resultado fantástico, pois agora posso percorrer, confortavelmente e sem problemas, longas distâncias com o ID.3. Se a infraestrutura de carregamento seguir esta tendência, as pessoas vão ter rapidamente confiança na mobilidade elétrica.
"O mais interessante foi ver como a partir das nossas primeiras ideias desenvolvemos um automóvel pioneiro."
Marco Könnemann
Desenvolvimento de pré-conceito, plataforma MEB
Em detalhe: Qual é a tecnologia que considera mais fascinante no ID.3?
Para mim, é principalmente a potência do motor elétrico. O binário máximo, desde o início, permite uma aceleração muito rápida no arranque, o que é puro prazer.
Qual foi o maior desafio que enfrentou durante o decurso de todo o projeto?
No início realizámos pesquisas sobre automóveis do Grupo e focámo-nos particularmente no e-Golf. Como é a sua plataforma? Como é a bateria? Apercebemo-nos rapidamente que era necessária uma nova abordagem para produzir com custos mais eficientes e disponibilizar um sistema de bateria escalável. A partir deste ponto, o maior desafio foi integrar a bateria de alta tensão da forma mais compacta possível no chassi. O resultado é uma bateria grande, em forma de barra de chocolate, que é instalada idealmente no chassi.
O que retira, em temos pessoais, deste projeto?
Um automóvel elétrico é agora também uma opção para mim. Com um percurso diário para o trabalho de 90 quilómetros, eu era, até agora, cético em relação à mobilidade elétrica. Estou impressionado com o caráter dinâmico da condução dos automóveis puramente elétricos.
Por falar em MEB: Quais são as características tecnológicas que tornam a plataforma modular elétrica, única no mundo?
A arquitetura da plataforma MEB é baseada na nossa estratégia de plataformas modulares, que permite a produção de muitos modelos e tipos de carroçarias diferentes para as marcas do nosso grupo. Isto significa que os nossos clientes vão beneficiar de uma grande quantidade de automóveis elétricos novos, a preços aceitáveis.
1) e-Golf Stromverbrauch in kWh/100 km: 13,8-12,9 (kombiniert); CO2-Emission in g/km: 0 (kombiniert); Effizienzklasse: A+