Enquanto pioneira, a Volkswagen apoiou desde cedo a expansão em grande escala das energias renováveis na Europa. Atualmente, o fabricante de automóveis está envolvido num total de 26 projetos de energia verde em nove países europeus. A empresa já registou um saldo intercalar positivo. Desde 2021, os projetos de energia verde apoiados forneceram um total de cerca de três terawatts-hora (TWh) de eletricidade à rede elétrica europeia. Este valor corresponde à procura anual de energia de cerca de 800.000 agregados familiares. Através destes esforços, a Volkswagen está a dar um contributo fundamental para a descarbonização. Um ID.41 alimentado exclusivamente com a energia da rede de eletricidade verde da UE já tem uma pegada de CO2 mais baixa do que um modelo Diesel comparável após cerca de 66.000 km percorridos. Este é o resultado de uma análise do ciclo de vida2.
"Planeamos aumentar o nosso compromisso no domínio das energias renováveis todos os anos, em linha com o desenvolvimento das vendas dos modelos ID.", afirma Andreas Walingen, CSO e Diretor de Estratégia da Volkswagen Veículos Passageiros. "Através do desenvolvimento em larga escala de parques eólicos e solares europeus, pretendemos apoiar os nossos clientes na região nos seus esforços para utilizarem sempre os seus veículos ID. de uma forma neutra em termos de carbono. Isto mostra que o nosso compromisso com a sustentabilidade vai muito além da eletrificação dos veículos."
Um parque solar no norte de Portugal, perto de Vila Real, com mais de 60 GWh por ano, e um parque eólico em Djupdal, na Suécia, que é apoiado pela Volkswagen com uma quota de 70% e que produz mais de 1.000 GWh de eletricidade por ano, estão entre os maiores projetos de eletricidade verde apoiados pelo fabricante de automóveis. A empresa está a impulsionar o desenvolvimento das energias renováveis em toda a Europa. Atualmente, a Volkswagen apoia 18 centrais fotovoltaicas e oito parques eólicos em Espanha, Suécia, Finlândia, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Itália, Países Baixos e Polónia. O apoio é concedido a longo prazo, normalmente por um período de 10 anos. Através destes projetos, são adquiridos Certificados de Atributo Energético que confirmam a origem da energia renovável.
Só em 2024, os projetos geraram um total de cerca de 1,1 TWh de energia verde, o que corresponde à procura anual de cerca de 300.000 agregados familiares ou à procura calculada de eletricidade da frota da Volkswagen ID. nas estradas europeias atualmente não cobertas por energia renovável. A energia verde ainda não está disponível em todas as estradas. Um estudo3 indica que a percentagem de eletricidade "cinzenta" atualmente utilizada para o carregamento é de cerca de 40%. Através dos projetos de energia verde, a Volkswagen está a mudar esta percentagem para carbono neutro durante um período de 10 anos, assumindo que cada veículo percorre 200.000 km. Ao fazê-lo, os veículos ID. podem assim atingir todo o seu potencial para a descarbonização da mobilidade. A descarbonização, com a transformação para a mobilidade elétrica, está firmemente ancorada como um dos três principais pilares da estratégia de sustentabilidade da Volkswagen.
A energia verde reduz consideravelmente a pegada de carbono dos modelos ID.
Os condutores de um modelo ID. podem influenciar diretamente a pegada de carbono do seu automóvel elétrico, escolhendo o tipo de energia a utilizar para o carregamento na fase de utilização. Este é um dos resultados das análises do ciclo de vida2 efetuadas pela Volkswagen. Estas análises determinam o potencial de poupança de CO2 de um veículo ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas, passando pela produção e utilização, até ao desmantelamento para reciclagem.
A utilização consistente de energia verde para o carregamento tem um efeito positivo considerável na promoção da mobilidade elétrica. Este facto é confirmado, por exemplo, pela análise do ciclo de vida do ID.4 Pro analisada pela TÜV NORD CERT Prüf- und Umweltgutachtergesellschaft mbH2. A análise do ciclo de vida compara a pegada do veículo ao longo de uma quilometragem total de 200.000 quilómetros com a de um modelo Diesel equivalente. Nesta comparação, o ID.4 Pro provoca cerca de 25% menos emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida do que o modelo a gasóleo. Se o ID.4 Pro for carregado de forma consistente utilizando a mistura da rede de eletricidade verde da UE, as emissões são até cerca de 50% mais baixas. As emissões de CO2 inicialmente mais elevadas durante a fase de produção de um veículo elétrico são neutralizadas durante a fase de utilização. Este efeito pode ser ainda mais reforçado através do carregamento consistente com energia verde. Especificamente, a comparação acima mencionada indica que um ID.4 Pro conduzido de forma consistente utilizando a mistura da rede de eletricidade verde da UE tem uma pegada de carbono mais baixa após cerca de 66.000 km, o mais tardar. Este ponto é atingido em cerca de 97.000 km com a mistura convencional da rede elétrica da UE.
Muitas possibilidades de carregamento com energia verde.
Na estrada, os clientes da Volkswagen têm acesso a uma rede de carregamento pan-europeia com mais de 750.000 pontos de carregamento, incluindo a rede de carregamento rápido IONITY com mais de 4.000 pontos de carregamento ultrarrápido operados com eletricidade renovável.
Desde maio de 2024, a marca Elli, do Grupo Volkswagen, oferece também o Volkswagen Naturstrom Flex, um produto de energia renovável. Esta nova tarifa dinâmica de energia reflete as flutuações horárias dos preços de mercado e permite que os utilizadores beneficiem de preços de mercado mais baixos quando carregam em casa. Em combinação com as funções de carregamento inteligente do novo Elli Charger, as despesas de carregamento de um veículo elétrico podem ser reduzidas em até 40%. Em julho de 2023, o Grupo Volkswagen e a sua marca Elli tornaram-se a primeira empresa automóvel alemã a começar a negociar na maior bolsa de energia da Europa, a EPEX Spot. Este foi o pré-requisito para substituir as tarifas rígidas de preço fixo por uma tarifa de eletricidade orientada para o preço de mercado.
Informação Legal
1) ID.4 Pro com 210 kW: Consumo de energia combinado 15,8 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2 0 g/km. Quando são indicadas gamas, os valores de consumo, emissões de CO₂ e classes de CO₂ dependem do equipamento do veículo selecionado.
2) Volkswagen AG encomendou à TÜV NORD CERT Prüf- und Umweltgutachtergesellschaft mbH, na qualidade de organismo externo independente, uma análise crítica do seu estudo LCA (Life Cycle Assessment), de acordo com as normas aplicáveis DIN EN ISO 14040 e DIN EN ISO 14044. De acordo com a norma, a fase de fabrico a partir da extração de matérias-primas, a fase de utilização que inclui o transporte de passageiros ao longo de 200.000 km no ciclo de condução WLTP e o desmantelamento para reciclagem (sem sistema de bateria) foram utilizados como enquadramento. Os impactos ambientais foram avaliados através de um software especial que inclui uma base de dados com valores médios da cadeia a montante. De notar que os métodos de cálculo para os LCA na indústria automóvel estão sujeitos a um desenvolvimento constante. Entre outras alterações, os dados e pressupostos genéricos estão a ser cada vez mais substituídos por dados específicos dos veículos e das empresas; os cálculos futuros podem, assim, conduzir a desvios significativos em relação aos valores anteriores de LCA. Por conseguinte, os LCA devem ser entendidos como um estado no momento da execução (fotografia instantânea dos respetivos pressupostos), não representam uma propriedade garantida do produto num sentido jurídico e não são adequados para comparações com LCA de outros fabricantes de automóveis. Prevê-se que as respetivas normas harmonizadas da UE sejam publicadas em 2025. Para peças selecionadas, como as células da bateria, são efetuadas análises separadas pela Volkswagen.
3) De acordo com um estudo de 2023 do Instituto Fraunhofer, a eletricidade renovável já representa 61% da energia utilizada para carregar veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in, com a energia de fontes não renováveis a fornecer os restantes 39%.