A Volkswagen atingiu um novo marco de eficiência no circuito de Nardò, no sul de Itália: um ID.7 Pro S1 com um pacote tecnológico de série e 210 kW (286 cv) percorreu uma distância de 941 quilómetros com apenas uma carga de bateria (86 kWh2 úteis). Tal feito excedeu significativamente a autonomia máxima (combinada) WLTP do modelo, de até 709 quilómetros3, em 232 quilómetros ou 32,7%. Durante a viagem de 941 quilómetros, o ID.7 Pro S obteve um consumo médio de apenas 9,2 kWh/100 km - um valor excecionalmente baixo. Convertido para um equivalente a gasóleo, o consumo médio alcançado em Nardò corresponde a cerca de apenas 1 litro por cada 100 km. O objetivo do teste em Nardò era determinar a eficiência máxima do ID.7 Pro S introduzido em 2024.
9,2 kWh/100 km.
O teste de condução com o novo ID.7 Pro S foi realizado em dezembro pelos condutores profissionais da Volkswagen Driving Experience no circuito de baixa velocidade de Nardò, com temperaturas ambiente de 5 a 15 graus Celsius. O circuito de 12,5 quilómetros permite simular eficazmente uma vasta gama de cenários de trânsito e testes de resistência. A velocidade média durante o teste de eficiência foi de 29 km/h, o que corresponde às velocidades típicas da hora de ponta nas grandes cidades. De acordo com o último "Índice de Tráfego" do especialista em navegação TomTom, este valor varia entre 22 km/h (Hamburgo) e 31 km/h (Amesterdão).
Veículo extremamente eficiente.
O ID.7 Pro S com uma bateria de 86 kWh (úteis) foi concebido como um modelo de produção em série para a maior eficiência possível e tem uma das maiores autonomias na sua classe. E o veículo utilizado não sofreu qualquer tipo de modificação técnica para o teste, saindo da linha de montagem e da produção atual da fábrica de Emden.
As bases para a extraordinária eficiência do ID.7 Pro S são a aerodinâmica apurada e o motor elétrico de última geração. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,23 (dependendo do equipamento). O inovador motor de elevada eficiência, conhecido como "APP550", é tão económico quanto potente. O motor elétrico integrado no eixo traseiro desenvolve um binário máximo de 545 Nm, permite ao ID.7 consumir entre 16,2 e 13,6 kWh/100 km no ciclo oficial WLTP e ainda acelera o ID.7 Pro S de 0 a 100 km/h em desportivos 6,6 segundos, se necessário. O ID.7 Pro S também pode ser carregado de forma particularmente rápida em viagem, graças a uma capacidade de carregamento DC de até 200 kW. Com esta capacidade de carga, o ID.7 Pro S pode recuperar 244 quilómetros em apenas 10 minutos. Com a capacidade total de carga DC, a bateria é carregada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos.
Tendência positiva na Europa.
Seja o ID.7 ou o ID.7 Tourer, ambas as variantes são ideais para famílias e condutores de longas distâncias. Com muito espaço e um elevado nível de conforto, ambos os modelos impressionam com as suas amplas autonomias em modo totalmente elétrico. Martin Sander, membro do Conselho de Administração responsável pelas vendas, Marketing e pós-venda da marca Volkswagen, afirma: "Estamos a assistir a uma tendência positiva na entrada de encomendas na Europa e estamos atualmente a vender mais unidades de ID.7 do que Passat. Tal facto comprova que o ID.7 é um modelo de extrema importância para a marca e, além do nosso bem-sucedido Passat, é também adequado para condutores com necessidades de percorrer longas distâncias e enquanto veículo de empresa".
Informação Legal
1) ID.7 Pro S - Consumo de energia combinado 16,2-13,6 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2 0 g/km.
2) O conteúdo útil de energia da bateria especificado é um valor típico da bateria que é independente do veículo. É determinado com um perfil de carga constante sob condições de limite definidas e tem em conta toda a gama de conteúdo de energia utilizável da bateria até o veículo parar. A energia de descarga real pode diferir deste valor porque depende do perfil de condução específico e da temperatura da bateria. A especificação da gama homologada de acordo com a legislação WLTP corresponde à energia de descarga utilizável para um veículo novo.
3) Autonomia determinada no banco de ensaios em estrada rolante de acordo com o Procedimento de Teste de Veículos Ligeiros Harmonizado a Nível Mundial (WLTP) na variante de equipamento mais favorável. Os valores reais da autonomia WLTP podem diferir consoante o equipamento. A autonomia efetiva alcançada em condições reais varia em função do estilo de condução, da velocidade, da utilização de caraterísticas de conforto ou de equipamento auxiliar, da temperatura exterior, do número de passageiros/carga, da topografia e do processo de envelhecimento e desgaste da bateria.