A Volkswagen eleva a fasquia com o lançamento de uma nova versão, ainda mais desportiva, do ID.3 GTX. Além do ID.3 GTX, que oferece 210 kW (286 cv), está agora disponível o novo ID.3 GTX Performance com 240 kW (326 cv). Ou seja, o desportivo compacto elétrico está equipado com o motor elétrico mais potente da Volkswagen. Ambas as versões GTX aplicam a sua potência de forma eficiente através de tração no eixo traseiro. O design da carroçaria e do chassis oferece vantagens significativas: com a nova bateria de 79 kWh (úteis) posicionada no piso da plataforma e no centro do veículo, esta disposição proporciona um baixo centro de gravidade e uma distribuição ideal de peso por eixo, garantindo uma dinâmica e um comportamento que asseguram uma experiência de condução muito divertida.
Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento, afirma: "Com a superior entrega de potência instantânea, o novo ID.3 GTX Performance é, para mim, o equivalente elétrico do nosso icónico desportivo compacto, o Golf GTI Clubsport. Claro que um motor elétrico e um motor a gasolina turbo comprimido têm particularidades distintas. No entanto, o ID.3 GTX Performance e o Golf GTI Clubsport partilham a mesma sensação fascinante de leveza ao acelerar."
Motor potente, bateria de grandes dimensões e elevada capacidade de carga da bateria
O ID.3 GTX Performance é o modelo que estreia uma versão melhorada do sistema de motorização Volkswagen Performance. Nesta versão, a potência pode ser aumentada de 210 kW (ID.3 GTX) para 240 kW (ID.3 GTX Performance). O motor elétrico gera um binário máximo de 545 Nm em ambas as configurações, superando, assim, a potência dos motores turbo V6 mais potentes da Volkswagen. Na versão GTX Performance, o ID.3 tem um comportamento potente, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. É possível alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h, uma estreia na família ID.
A energia é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 79 kWh (úteis), que permite carregamentos de até 185 kW5 em estações de carregamento rápido DC, graças à inovadora gestão térmica e ao pré-condicionamento da bateria. A carga pode ser aumentada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos. A autonomia WLTP do ID.3 GTX Performance é de até 593 km.
Sports DCC na versão topo de gama.
O sistema de tração específico para o GTX está equipado com barras estabilizadoras mais robustas e ajustadas para suportar a elevada performance do sistema de tração. A configuração básica inclui um eixo dianteiro tipo MacPherson e um eixo traseiro de cinco braços com um sistema de orientação sofisticado. O sistema de direção progressiva, adaptado ao ID.3 GTX, surge de série. O ID.3 GTX Performance também pode ser equipado, opcionalmente, com o controlo de chassis adaptativo Sport DCC modificado. O Gestor da Dinâmica do Veículo, recentemente aprimorado, utiliza agora mais sinais de sensores do que anteriormente. Graças a tal, o sistema é capaz de monitorizar com maior precisão o movimento das rodas e da carroçaria, ajustando os amortecedores de acordo com algoritmos avançados. Dessa forma, é assegurado um comportamento preciso e uma aderência excelente à estrada, não apenas em situações de condução desportiva.
Design desportivo GTX.
O ID.3 GTX e o novo ID.3 GTX Performance destacam-se dos outros modelos da gama com elementos de design exclusivos. O para-choques dianteiro, específico para o GTX, apresenta uma nova entrada de ar preta com um design em forma de diamante e uma luz de assinatura personalizada. As jantes de 20 polegadas Skagen GTX estão disponíveis opcionalmente em preto. O interior do veículo também é personalizado com uma série de características específicas do GTX.
Funcionamento simples e intuitivo.
O novo ID.3 GTX Performance está equipado com a última geração de software e sistema de infotainment com um ecrã de 12,9 polegadas (32,8 centímetros), o assistente de voz IDA com ChatGPT e um conceito de utilização melhorado e intuitivo. Além disso, estão disponíveis funcionalidades opcionais, como o head-up display de realidade aumentada melhorado, uma aplicação Wellness redesenhada e o sistema de som premium da Harman Kardon.
Sistemas de série.
O ID.3 GTX está equipado de série com uma ampla gama de sistemas de assistência de última geração para garantir conforto e segurança a bordo. Entre estes sistemas estão o Cruis Control Adaptativo (ACC), a Travagem de Emergência Automática (Front Assist) com monitorização de peões e ciclistas, o sistema de manutenção da faixa de rodagem Lane Assist, a função de travagem para veículos em sentido contrário ao virar e o Dynamic Road Sign Display. Também está incluída de série a função de alerta de perigo de trânsito Car2X, sistema de navegação ou bancos dianteiros aquecidos.
O novo ID.3 GTX Performance está já disponível a partir de 50.959 €.
Informação Legal
1) ID.3 GTX Performance - Consumo de energia combinado 16,5-14,7 kWh/100 km; emissões combinadas de CO₂ 0 g/km. Nos casos em que são indicados intervalos, os valores de consumo, emissões de CO₂ e classes de CO₂ dependem do equipamento do veículo selecionado.
2) Equipamento opcional.
3) ID.3 GTX - Consumo de energia combinado 15,1-14,5 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2 0 g/km. Quando são indicadas gamas, os valores de consumo, emissões de CO₂ e classes de CO₂ dependem do equipamento do veículo selecionado.
4) Golf GTI Clubsport - Consumo de combustível combinado WLTP: 7,4 l/100 km; Emissões de CO2 combinadas: 168 g/km. Quando são indicadas as gamas, os valores de consumo, emissões de CO₂ e classes de CO₂ dependem do equipamento do veículo selecionado.
5) Capacidade máxima de carregamento possível. O comportamento de carregamento de diferentes estações de carregamento pode diferir, mesmo que a sua capacidade kW seja a mesma. Para além da potência em kW de uma estação de carregamento, a corrente de carga máxima também influencia a quantidade de energia que flui. Para além disso, a temperatura ambiente, a temperatura da bateria e o nível de carga influenciam a capacidade de carga máxima possível. A capacidade de carga máxima especificada é calculada sob as condições WLTP a uma temperatura de aprox. 23 °C e um nível de carga de 5%. Se estas variáveis se alterarem, a capacidade de carga pode desviar-se do valor padrão especificado.
6) Autonomia determinada no banco de ensaios em estrada de rolamento de acordo com o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP) na variante de equipamento mais favorável à autonomia. Os valores reais da autonomia WLTP podem diferir consoante o equipamento. A autonomia efetiva alcançada em condições reais varia em função do estilo de condução, da velocidade, da utilização de equipamentos de conforto ou de equipamentos auxiliares, da temperatura exterior, do número de passageiros/carga, da topografia e do processo de envelhecimento e desgaste da bateria.