A Volkswagen apresenta o ID.3 GTX FIRE+ICE no ID. Meeting em Locarno, Suíça. Desenvolvido em colaboração com a BOGNER, a marca de moda desportiva de luxo sediada em Munique, o automóvel evoca o lendário Golf Fire and Ice, que se tornou um sucesso inesperado nos anos 90 e, desde então, alcançou o estatuto de culto entre os fãs. Com um acabamento de pintura exclusiva de três camadas com efeito de microesferas de vidro e vários detalhes no interior, o veículo presta homenagem ao seu antecessor e transporta a sua ideia de design para a era moderna totalmente elétrica.
Andreas Mindt, Diretor de Design da Volkswagen: "Com o ID.3 GTX FIRE+ICE, destacamos o quão emocional é o nosso modelo desportivo topo de gama. A nossa equipa de design divertiu-se imenso a reinterpretar o design icónico dos anos 90 e, assim, a desenvolvê-lo ainda mais."
Estreita colaboração com a BOGNER.
A ideia para o veículo surgiu de colaboradores no Desenvolvimento Técnico. Tal como aconteceu com o Golf Mk2 Fire and Ice, os designers da Volkswagen e da BOGNER trabalharam juntos. Tom Becker, Diretor da BOGNER FIRE+ICE: "A combinação da nossa marca de performance FIRE+ICE com o desportivo ID.3 GTX é a interpretação moderna da BOGNER do icónico Golf Fire and Ice. O mais especial é que conseguimos integrar muitos dos nossos materiais e acessórios originais no interior do veículo."
Design exterior personalizado.
O ID.3 GTX FIRE+ICE destaca-se sobretudo pelo seu acabamento exclusivo de pintura de três camadas com efeito de microesferas de vidro. A cor Electric Violet com efeito pérola foi desenvolvida especialmente para este modelo único e é uma reinterpretação da pintura exterior do Golf Mk2 Fire and Ice. Além da camada base azul-escura, a pintura de três camadas contém esferas de vidro especiais, que criam um efeito de cor único e um carácter extraordinário. Dependendo da incidência da luz, a cor varia entre azul-escuro, violeta ou até preto. A faixa da moldura do tejadilho acrescenta um toque desportivo com a poderosa pintura anodizada vermelha, Flaming Red. As laterais do veículo são dominadas por película com o padrão geométrico FIRE+ICE em mate transparente. Outro destaque especial são as jantes de 21 polegadas, que realçam a aparência dinâmica com uma pintura anodizada azul e acabamento brilhante. O logótipo original FIRE+ICE dos anos 90 adorna o pilar B e o spoiler no tejadilho.
Detalhes surpreendentes no interior.
O interior é dividido em duas cores. Enquanto a cor de destaque, Flaming Red, representando o 'FIRE', predomina nos bancos e costuras do lado do condutor e do assento traseiro correspondente, os bancos e o interior do lado do passageiro são caracterizados por elementos de design em Ice Blue ('ICE'). Os pedais de aço inoxidável do acelerador têm um design especial 'FIRE+ICE' em vez do conhecido design Play/Pause da família ID. Acelera-se com o logótipo 'FIRE' e trava-se ao pisar o logótipo 'ICE'. A parte superior do painel de instrumentos e os tapetes também foram personalizados com um padrão 'FIRE+ICE' gravado a laser. Inspirado nas coleções BOGNER FIRE+ICE, foram utilizados inúmeros tecidos, cores e elementos. Os bancos são acolchoados e refletem o design dos casacos acolchoados atuais da FIRE+ICE, incluindo os icónicos fechos B. Ao abrir estes fechos nos bancos, surge o tecido original FIRE+ICE dos anos 90 por baixo. As fitas das bolsas da coleção FIRE+ICE também foram utilizadas atrás dos bancos dianteiros.
ID.3 GTX Performance - motor potente, bateria de grande capacidade e elevada capacidade de carregamento.
A versão FIRE+ICE utiliza o motor elétrico mais potente da Volkswagen até à data no ID.3 GTX Performance, com uma potência de 240 kW (326 cv) e um binário máximo de 545 Nm. Este motor elétrico acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 200 km/h. O chassis específico GTX, equipado com barras estabilizadoras mais fortes e controlo de chassis adaptativo Sport DCC, está igualmente ajustado à performance elevada do sistema de tração. A energia elétrica é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 79 kWh (úteis), que pode ser carregada em estações de carregamento rápido DC até 185 kW3. Com esta potência, a bateria pode ser carregada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos. A autonomia combinada no ciclo WLTP pode chegar aos 601 km4.
Um olhar sobre os anos 90.
Com o modelo especial "Fire and Ice", a Volkswagen apresentou uma versão exclusiva do Golf Mk2 em 1990, que era ao mesmo tempo desportiva e confortável. O seu design foi criado em colaboração com o estilista e realizador Willy Bogner. Com a sua aparência extravagante - uma pintura de efeito pérola violeta escura, jantes de liga leve, spoiler dianteiro e extensões de carroçaria - e o motor potente, com entre 90 e 160 CV, o Golf Fire and Ice, especialmente a versão GTI, rapidamente se tornou uma raridade muito procurada. Foi um sucesso inesperado. No total, foram vendidas 16.700 unidades, quando originalmente estavam planeadas apenas 10.000.
Informação Legal
1) ID.3 GTX Performance - Consumo de energia combinado: 16,5-14,7 kWh/100 km; emissões combinadas de CO₂: 0 g/km.
2) Golf Mk2 Fire and Ice - O veículo não está disponível para venda.
3) Capacidade máxima de carregamento possível. O comportamento do carregamento pode variar entre diferentes estações de carregamento, mesmo que tenham a mesma capacidade em kW. Além da potência em kW da estação de carregamento, a corrente máxima de carga também influencia a quantidade de energia transferida. Além disso, a temperatura ambiente, a temperatura da bateria e o nível de carga influenciam a capacidade máxima de carregamento possível. A capacidade de carregamento máxima especificada é calculada de acordo com as condições WLTP a uma temperatura de cerca de 23 °C e um nível de carga de 5%. Se essas variáveis mudarem, a capacidade de carregamento pode divergir do valor padrão especificado.
4) Autonomia determinada em teste de estrada de acordo com o Procedimento de Teste Harmonizado Mundial para Veículos Ligeiros (WLTP) na variante de equipamento mais favorável à autonomia. Os valores reais de autonomia WLTP podem variar dependendo do equipamento. A autonomia real alcançada em condições reais varia consoante o estilo de condução, velocidade, uso de funcionalidades de conforto ou equipamentos auxiliares, temperatura exterior, número de passageiros/carga, topografia e o processo de envelhecimento e desgaste da bateria.