Menu
Fechar menu
Fechar

Estreia mundial do Golf GTI Clubsport nas 24 Horas de Nürburgring

Estreia mundial do Golf GTI Clubsport nas 24 Horas de Nürburgring

A lendária corrida de 24 horas ADAC terá início em Nürburgring a 1 de junho

Começou a contagem decrescente para o maior evento de desporto automóvel da Alemanha: a lendária corrida de 24 horas ADAC terá início em Nürburgring a 1 de junho, aguardando-se por mais de 200.000 espectadores. Desta vez, o evento será também palco para o automóvel europeu de maior sucesso de todos os tempos: o Golf. A Volkswagen está a celebrar o 50º aniversário do ícone em Nürburgring e esta celebração será fascinante: a Volkswagen vai apresentar, em estreia mundial, o novo Golf GTI Clubsport, com motorização potente e suspensão desportiva de topo. O segundo destaque será a participação do Golf GTI Clubsport 24h na corrida de 24 horas. Este GTI único com uma potência de 256 kW / 348 cv será conduzido por estrelas do desporto automóvel como Benny Leuchter (Alemanha) e Johan Kristoffersson (Suécia). A numeração do Golf GTI de competição alimentado por combustível alternativo: o número 50, claro - uma prenda de aniversário do organizador em honra do meio século de história de sucesso do Golf. Além disso, como homenagem aos mais de 37 milhões de veículos Golf produzidos até à data, três Golf GTI clássicos irão participar na corrida ADAC 24h Classic.

Estreia mundial do novo Golf GTI Clubsport.

Este é o início de um verdadeiro fim de semana GTI: na tarde de sexta-feira (31 de maio, 16h30), a Volkswagen irá revelar o Golf GTI Clubsport, o Golf mais potente com tração dianteira, perante milhares de visitantes e apresentá-lo no "Ring Boulevard". O Golf GTI Clubsport atualizado caracteriza-se por uma frente completamente redesenhada, que se tornou ainda mais poderosa e distinta. Os faróis LED Plus de série foram renovados. Além disso, pela primeira vez, o logótipo da Volkswagen na frente é iluminado. Um grande spoiler de tejadilho na traseira assegura a máxima downforce. Os grupos de luzes traseiras LED também foram renovados. As jantes de liga leve Queenstown3 de 19 polegadas também são novas e com o seu design marcante de cinco semicírculos ovais, evocam a clássica Detroit, que foi introduzida para a quinta geração do Golf GTI. Opcionalmente, o Golf GTI Clubsport pode ser configurado com as novas jantes forjadas Warmenau3 de 19 polegadas. Com um peso de apenas oito quilogramas por jante, as jantes forjadas reduzem as massas não suspensas, otimizando a performance. As funcionalidades do Golf GTI Clubsport são coordenadas através de um volante desportivo multifunções em pele recentemente desenvolvido e de um novo sistema de infotainment. Este é extremamente intuitivo e garante que o condutor se possa concentrar ainda melhor na estrada que tem pela frente. Além disso, o novo modelo de topo GTI está equipado com o novo assistente de voz IDA com integração do Chat GPT.

Perfil de condução “Special” adaptado ao Nordschleife.

A potência e o binário do motor 2.0 turbo do GTI são transferidos para o asfalto através do bloqueio do diferencial dianteiro controlado eletronicamente. O controlo adaptativo do chassis DCC está disponível como equipamento opcional. Outro destaque do Golf GTI Clubsport é o perfil de condução exclusivo Special. Este perfil adapta os sistemas eletrónicos dinâmicos às características especiais da pista de Nürburgring Nordschleife - para compensar as ondulações típicas do traçado, a performance máxima é alcançada através de uma configuração vertical específica do controlo adaptativo do chassis DCC e de uma configuração dinâmica lateral modificada do Vehicle Dynamics Manager, de série.

O desporto motorizado torna-se um laboratório de testes para a utilização de combustíveis alternativos.

O Golf GTI Clubsport 24h usado pela Max Kruse Racing na corrida de 24 horas demonstra de forma impressionante o potencial do novo Golf GTI Clubsport - porque o GTI de produção serviu de base de desenvolvimento para o carro de corrida. Este último foi construído pela Volkswagen Motorsport e esta unidade foi inicialmente transferida para a Volkswagen Classic em 2021 após o fim das suas atividades no desporto motorizado. O protótipo foi agora reativado e aperfeiçoado pelo piloto Benny Leuchter e pela sua equipa Max Kruse Racing, especificamente para utilização na pista também conhecida como "O Inferno Verde". O carro vai começar na classe AT3 (SP3T / classe para veículos com "combustíveis alternativos"), já que o motor turbo de 2.0 litros e 348 cv é alimentado por um novo combustível de bioetanol do parceiro tecnológico Shell: o combustível de alta tecnologia E20. O combustível extremamente resistente permite um trabalho significativamente mais eficiente ao motor graças à adaptação do software, garantindo uma redução significativamente maior nas emissões de CO2 face aos conhecidos combustíveis de bioetanol E5 e E10. O combustível E20, desenvolvido no Centro Tecnológico da Shell em Hamburgo, reduz as emissões de CO2 entre 35 a 40%, uma vez que contém uma quota adicional de 40% de componentes renováveis provenientes de materiais residuais e resíduos, para além dos 20% de bioetanol.

Carro de corrida potente, equipa forte.

O Golf GTI Clubsport 24h de 270 km/h oferece uma performance de primeira classe para um atleta compacto. Isto deve-se, em primeiro lugar, à sua base técnica: o Volkswagen de 1170 kg tem uma relação peso/potência de 3,36 kg/cv. O motor sobrealimentado encaminha um binário máximo de 450 Nm para o eixo dianteiro. O eficiente combustível E20, do qual o Golf GTI Clubsport 24h tem até 100 litros no depósito, também garante uma excelente potência. O segundo fator de sucesso para a corrida é a equipa de pilotos da Max Kruse Racing. Benny Leuchter conquistou uma vitória à classe na corrida de 24 horas de Nürburgring em 2017, ao volante de um Golf GTI TCR. Em 2019, foi também o primeiro alemão a vencer uma corrida de qualificação do WTCR - no Golf GTI TCR em Nürburgring. Um dos melhores pilotos de corrida do mundo é Johan Kristoffersson, que escreveu a história do automobilismo com a Volkswagen como atual e seis vezes campeão mundial de rallycross da FIA. O sueco foi colega de equipa de Benny Leuchter no WTCR e também ganhou uma corrida em Nürburgring com o Golf GTI TCR. Esta equipa é apoiada pelos dois profissionais alemães de Nürburgring, Nico Otto e Heiko Hammel. Do lado de fora, o Golf GTI Clubsport 24h, equipado com uma câmara, chama a atenção pela aerodinâmica sofisticada e por uma camuflagem de design especial que, anteriormente, só era utilizado nos veículos de produção camuflados do Golf GTI Clubsport.

Três GTIs na corrida ADAC 24h Classic.

Antes da corrida principal, três Golf GTI clássicos da primeira geração vão criar uma atmosfera fantástica entre os visitantes da pista de Eifel na ADAC 24h Classic. Os três carros vão partir na equipa KWL Motorsport, que celebra o seu 45º aniversário em 2024. 45 anos de KWL, 50 anos de Golf - um duplo aniversário perfeito no Nordschleife. A equipa de Burscheid vai inscrever um lendário Golf GTI 16S Oettinger (Grupo 4) de 1981, com 208 cv de potência. Igualmente lendário: um Golf GTI Kamei de 1978 (Grupo 2) com 183 cv. O terceiro modelo clássico está envolto no design de camuflagem GTI (com o logótipo "50 anos de Golf"): um Golf GTI de 1980 do Grupo 2 com uma potência de 184 cv.

Informação Legal

1 - Golf GTI Clubsport - Veículo que brevemente irá chegar aos mercados

2 - Golf GTI Clubsport 24h - carro de competição. Não estará à venda

3 - Equipamento opcional

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen