A marca Volkswagen aumentou significativamente as entregas de veículos novos face ao ano passado, com cerca de 4,87 milhões de veículos entregues a clientes em todo o mundo. Os números superaram os do ano anterior em todas as regiões. No total, o aumento das vendas foi de 6,7%. A procura de mobilidade elétrica também cresceu: em 2023, a Volkswagen entregou cerca de 394.000 veículos totalmente elétricos a clientes em todo o mundo, o que corresponde a um aumento de 21,1% em comparação com o ano anterior.
Imelda Labbé, membro do Conselho de Administração da Volkswagen para Vendas, Marketing e Pós-Venda afirma: "Os números das entregas mostram que estamos no caminho certo enquanto marca e que os nossos automóveis são bem recebidos pelos nossos clientes. Esperamos que o cenário de mercado se mantenha desafiante em 2024. Mas com a nossa atrativa carteira de produtos estamos no caminho certo".
Os modelos totalmente elétricos da família ID. com tiveram elevada procura a nível global
A Volkswagen aumentou as vendas dos seus veículos totalmente elétricos em 21,1%, para cerca de 394.000 unidades em 2023. Os maiores mercados de automóveis totalmente elétricos para a marca Volkswagen - em números absolutos - foram China, Alemanha, EUA, Reino Unido, Suécia, França, Noruega e Bélgica.
Na Alemanha, por exemplo, foram entregues cerca de 30.000 unidades ID.4¹ (+ 62,9%). O primeiro "world car" totalmente elétrico da Volkswagen também foi bem recebido nos EUA: cerca de 38.000 exemplares do ID.4 foram entregues a clientes nos EUA, o que corresponde a um aumento de 84,2% em relação a 2022. O compacto totalmente elétrico ID.3² foi particularmente popular na China, onde foram entregues mais de 75.000 unidades em 2023 - um aumento superior a 200% em comparação com o ano anterior.
T-Roc volta a ser o SUV da Volkswagen mais vendido na Europa
A procura por modelos de formato SUV manteve-se elevada em 2023, representando mais de metade do total de entregas da Volkswagen, com 54,2% (+ 14,9% em comparação com 2022). Nos EUA, mais de 81% dos veículos Volkswagen vendidos foram de formato SUV. Na Europa, o T-Roc continua a ser o SUV mais vendido da Volkswagen, com o modelo a estabelecer um novo recorde de entregas na Alemanha, Reino Unido, Espanha e Turquia.
Quarenta e oito anos e 20 milhões de unidades após a sua estreia, o Polo continua a ser um dos automóveis melhor-sucedidos da sua classe: no Brasil, mais de 110.000 unidades foram entregues aos clientes, o que constitui um novo recorde. Na Alemanha, o número de entregas do Polo foi de cerca de 33.500, ou seja, um aumento de 44,1% face a 2022.
Volkswagen em Portugal com um crescimento expressivo em 2023
Em 2023, a Volkswagen em Portugal registou um crescimento de 31%, superando significativamente a média de crescimento do mercado que foi de 27%. Este desempenho posicionou a marca no 6º lugar no ranking, avançando duas posições em comparação a 2022, tendo conquistado uma sólida quota de mercado de 5,6%. O total de vendas atingiu a marca de 11.220 unidades. No segmento de veículos elétricos (BEV), a Volkswagen terminou o ano com a venda de 2.372 unidades, garantindo uma posição de destaque no top 5 do mercado de veículos elétricos em Portugal. A força da marca também se refletiu nos SUV, que mantiveram uma representação consistente ao longo dos anos, abrangendo cerca de 65% do mix de modelos da Volkswagen em Portugal, incluindo SUV a combustão interna, híbridos plug-in e veículos elétricos.
A Volkswagen inicia o novo ano com o lançamento de novos modelos
A Volkswagen prevê um crescimento na procura por modelos da marca devido às novas edições de alguns dos seus mais importantes bestsellers: as entregas das novas gerações do Passat e do Tiguan, bem como do T-Cross, visual e tecnicamente melhorado, terão início no primeiro trimestre de 2024. Os ID.4 e ID.5 também receberam recentemente uma importante atualização com novas tecnologias e superior eficiência. O novo ID.7 Tourer3 é a variante carrinha do modelo topo-de-gama totalmente elétrico e também será lançado este ano. Para satisfazer a procura por modelos SUV, a Volkswagen planeia produzir um SUV totalmente elétrico para o segmento A, de grande volume, a partir de 2026.
Outro destaque para 2024 será o facto de, 50 anos após o primeiro Golf, a Volkswagen apresenta a próxima evolução da oitava geração do modelo, que oferece um visual impressionante, novos sistemas de assistência, novas motorizações, bem como infoentretenimento e software de última geração. O início das pré-vendas está previsto para a primavera de 2024.
Informação Legal
1. ID.4 - consumo de energia em kWh/100 km: combinado 18,7-15,9; emissões de CO₂ em g/km: combinadas 0. Não estão disponíveis valores de consumo e emissões de acordo com NEDC para este veículo, apenas de acordo com o WLTP. As informações sobre o consumo e as emissões de CO2 apresentadas dependem do equipamento do veículo selecionado
2. ID.3 - consumo de energia em kWh/100 km: combinado 16,3-14,9; emissões de CO₂ em g/km: combinadas 0. Não estão disponíveis valores de consumo e emissões de acordo com o NEDC para este veículo, apenas de acordo com o WLTP. As informações sobre o consumo e as emissões de CO2 apresentadas em dependem do equipamento do veículo selecionado.
3. ID.7 Tourer - concept car de produção próxima
4. ID.7 - Consumo de eletricidade em kWh/100 km: combinado 16,3-14,1; emissões de CO2 em g/km: combinado 0. Apenas estão disponíveis para o veículo valores de consumo e de emissões de acordo com o WLTP e não de acordo com o NEDC. Quando são indicadas gamas, os valores de consumo e emissões de CO₂ dependem do equipamento do veículo.