A Volkswagen continua a acelerar a velocidade da transformação elétrica: às últimas atualizações de hardware e de software operadas nos modelos ID.3, ID.4 e ID.5 segue-se o início da carreira do estreante ID.71. A berlina de formato fastback foi recentemente nomeada "German Car of the Year 2024" (www.gcoty.de) por um júri internacional. E o novo Volkswagen não só ficou em primeiro lugar na categoria Premium, como foi o vencedor geral da competição, eleito entre todos os veículos novos apresentados nos últimos 12 meses. Com quase cinco metros de comprimento e dotado dos melhores equipamentos de conforto, o ID.7 é um Volkswagen posicionado na classe dos veículos médios superiores. Impressiona com um novo motor elétrico de elevada eficiência, autonomia alargada, possibilidade de carregamento rápido, cotas habitáveis generosas e com um novo conceito de interior associado a alta tecnologia e a um elevado padrão de qualidade. O ID.7 será um veículo comercializado a nível global. O novo Volkswagen está já disponível na versão ID.7 Pro de 210 kW (286 cv)4 com uma bateria de 77 kWh, a partir de 59.911 €. Autonomia para até 621 quilómetros em ciclo WLTP. Nos próximos meses a gama será alargada com o lançamento de uma versão com uma bateria de maior capacidade, uma variante desportiva GTX de tração integral e uma carroçaria Tourer de formato carrinha.
O atual topo de gama da família ID. Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars afirma: "O nosso novo topo de gama, o ID.7, demonstra como estamos a tornar a mobilidade elétrica confortável, cómoda e adequada para percorrer longas distâncias. A berlina oferece uma qualidade de topo e um elevado nível de eficiência - 100% Volkswagen. Estou convencido de que este automóvel será muito bem recebido pelos nossos clientes. O ID.7 é um dos onze novos modelos elétricos que iremos lançar até 2027".
Redefinir o cockpit. Juntamente com o motor elétrico de última geração, o ID.7 irá também estrear uma série de inovações técnicas. Por exemplo, o ID.7 é o único veículo da sua classe a incluir, de série, um head-up display de realidade aumentada (RA), que projeta no vidro toda a informação relevante para a viagem, no campo de visão do condutor. A presença do novo head-up display de realidade aumentada contribuiu para alterar a conceção do tablier, tornando o painel de instrumentos mais pequeno e evitando-se informação redundante. Isto significa também que os olhos do condutor estão focados no visor de RA e, como tal, no que está a acontecer na estrada. A Volkswagen também redesenhou o sistema de infoentretenimento de série com um grande e destacado ecrã tátil de 38 cm (15 polegadas) com uma organização de menus mais intuitiva. Os comandos táteis de controlo da temperatura e do volume, posicionados sob o ecrã, são iluminados.
Elevado padrão de qualidade para a climatização e conforto dos assentos. A interação do condutor com o ID.7 foi aperfeiçoada graças a uma nova funcionalidade de comandos por voz. As respostas a comandos e perguntas são tão abrangentes e interativas como as dos assistentes de voz dos mais recentes smartphones. Graças a um conjunto de novidades - como as saídas de ar com controlo automático através de atuadores eletrónicos e novos bancos ergoActive (opcionais) com uma nova função de massagem por pontos de pressão e climatização automática - o ID.7 oferece um nível de conforto climático e de assentos equivalente ao do segmento premium. Outra novidade é o opcional tejadilho panorâmico com vidro inteligente: as camadas de vidro do tejadilho podem ser comutadas eletronicamente entre opacas e transparentes.
Autonomia alargada. No ID.7, a Volkswagen implementou uma série de soluções técnicas para reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia. Graças a um consumo combinado em ciclo WLTP de apenas 14,1 kWh em cada 100 quilómetros, a autonomia deste modelo elétrico da Volkswagen é próxima à dos modelos com motor a gasolina. O baixo consumo e a elevada autonomia para até 621 km (WLTP) são possíveis de alcançar devido à combinação de vários fatores: a elevada eficiência do novo motor elétrico e a última geração de células da bateria de elevada densidade. Outro fator a considerar é a apurada vertente aerodinâmica da carroçaria, com um coeficiente de apenas 0.23 (pode variar mediante a dotação de equipamento) a contribuir para a redução dos consumos.
Carregamento rápido e muito silêncio a bordo. Permitindo uma condução silenciosa, marcada por uma quase ausência de perturbação por ruídos exteriores, o habitáculo do ID.7 atinge níveis de refinamento nunca alcançados por berlinas a combustão deste segmento. A acompanhar os elevados níveis de silêncio a bordo está um apurado desempenho dinâmico, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos5 e velocidade máxima limitada a 180 km/h. A resposta ao acelerador impressiona pela espontaneidade com que o novo motor elétrico entrega os 286 cv e os 545 Nm de binário máximo ao eixo traseiro motriz. Mas o novo ID.7 é capaz de absorver energia quase tão rapidamente como acelera: quando ligado a posto rápido (DC) em condições ideais, consegue repor energia suficiente para percorrer 204 km (segundo o ciclo WLTP) em apenas 10 minutos, mediante uma capacidade máxima de carregamento de 175 kW6. Nas mesmas condições, bastam 28 minutos para elevar a carga dos 10 ao 80 por cento.
Design progressivo. O design do ID.7 é baseado em linhas fluidas e musculosas. Por exemplo, praticamente toda a secção dianteira é fechada, sobressaindo as formas tridimensionais do capot e dos faróis em LED, com um estreito filamento igualmente em LED entregue às luzes diurnas e aos sinalizadores de mudança de direção. Há ainda a possibilidade de dotar o ID.7 com a última geração dos opcionais grupos óticos IQ.LIGHT LED matrix com controlo automático do feixe de luz, incluindo funções de boas-vindas, luzes dinâmicas de curva e controlo da distância a iluminar.
Silhueta elegante e alongada. O vinco acentuado nas laterais e que percorre toda a extensão da carroçaria é um dos traços que melhor caracteriza a silhueta do ID.7, o que aliado às proporções do veículo contribuiu para um porte marcante e robusto. O novo VW tem 4.961 mm de comprimento, surgindo com as quatro rodas colocadas bem nos extremos da carroçaria fruto de uma distância entre eixos generosa, de 2.971 mm. Apesar de ser o maior representante da família ID de modelos 100% elétricos, o ID.7 é também o mais baixo, com 1.536 mm de altura. As linhas horizontais ajudam a enfatizar os 1.862 mm de largura da carroçaria, sendo a traseira marcada pela faixa de iluminação em LED a toda a largura, podendo ganhar efeitos 3D.
Muito espaço para viajar. A grande distância entre eixos e as dimensões compactas do conjunto propulsor elétrico permitem libertar muito espaço no habitáculo, seja na primeira ou na segunda fila de bancos, com muitos centímetros disponíveis para as pernas de quem viajar atrás. A integração da bateria no piso do automóvel em nada prejudica a altura livre no habitáculo, bem evidente nos 1.030 mm disponíveis à frente (1.025 mm com tejadilho panorâmico) e 961 mm atrás (960 mm com o tejadilho panorâmico). A tampa da mala de acionamento elétrico facilita o acesso aos vastos 532 litros de capacidade da bagageira, valor que pode chegar aos 1.586 litros mediante o rebatimento dos bancos traseiros.
O ID.7 sabe sempre o caminho. Os sistemas de assistência à condução, como o Travel Assist assumem um controlo permanente de toda a ação em redor do ID.7, incluindo nas mudanças de faixa7 em autoestrada. O condutor terá sempre de monitorizar as manobras, mas o esforço de condução é significativamente reduzido. O ID.7 está ainda preparado para apoiar e facilitar de várias formas as manobras de estacionamento, com a função Park Assist a memorizar e a reconhecer vários locais habituais de parqueamento, podendo as manobras serem realizadas de forma autónoma7 a partir de uma distância de 50 metros do local referenciado. O condutor terá apenas de monitorizar os movimentos da ação.
Equipamento de série exclusivo. No momento do lançamento, o ID.7 está disponível na versão ID.7 Pro, dotado de bateria de 77 kWh de capacidade. Esta variante conta com um alargado rol de equipamento de série, incluindo jantes de 19'', volante multifunções aquecido, sistema de navegação, head-up display de realidade aumentada, câmara traseira de ajuda ao estacionamento, Travel Assist, ar condicionado Climatronic de duas zonas, Park Assist, iluminação exterior em LED, tejadilho em preto, abertura elétrica da bagageira, etc. As unidades destinadas aos mercados europeus e América do Norte são produzidas na fábrica alemã de Emdem.
Qualidade interior elevada. O ID.7 acolhe o condutor e restantes passageiros num habitáculo que foi projetado de raiz. O tablier é um detalhe interior de elevada qualidade, de arquitetura horizontal e bem estruturada. As saídas de ventilação de formato horizontal estão perfeitamente integradas nos restantes acabamentos interiores, os quais podem ser iluminados. O ID.7 é o único modelo da classe a estar equipado, de série, com head-up display de realidade aumentada, projetando todas as informações importantes no vidro dianteiro, num plano em linha com o campo de visão do condutor, permitindo que este nunca desvie os olhos da estrada.
Novo sistema de infoentretenimento de 15''. A principal interface de comunicação entre o condutor e o ID.7 fica a cargo do grande ecrã tátil de 15'' (38 cm de diagonal) do novo sistema de infoentretenimento, em que a disposição dos menus foi totalmente reestruturada face a outros modelos da Família ID, com o objetivo de simplificar e tornar as operações mais intuitivas. Na base do ecrã fica uma barra iluminada que reúne funções da climatização e dos assentos, bem como um botão "Home" para que o condutor possa aceder rapidamente ao menu principal.
Assistente de voz online. O novo assistente de voz online permite agora o acesso a um ainda mais alargado leque de funções, incluindo alteração de perfis de condução, das cores da iluminação interior ou consultar a meteorologia. Na prática, o assistente de reconhecimento de voz IDA (Intelligence Digital Assistant) funciona como num smartphone, sendo capaz de responder mediante um conjunto de tópicos. Por exemplo, face à expressão "Tenho fome" o sistema responde com um conjunto de propostas de restaurantes na zona.
Ar condicionado com saídas de ventilação inteligentes. No Phaeton, a Volkswagen apresentou um dos melhores sistemas de ar condicionado do mundo na altura, de extrema suavidade, e em que as saídas de ar abriam e fechavam automaticamente. Agora, o ID.7 estreia um sistema de ar condicionado com controlo ativo das aberturas de ventilação. As saídas de ar inteligentes com motores verticais e horizontais controlados eletronicamente abrem e fecham de modo automático e distribuem o ar rapidamente por uma vasta área do interior, utilizando movimentos dinâmicos. Além disso, se a função estiver ativa, a climatização liga-se automaticamente assim que seja detetada a aproximação da chave a partir do exterior. Algumas funções do ar condicionado também podem ser ativadas através do assistente de voz.
Níveis elevados de conforto e de agilidade. A grande ligação entre conforto e agilidade é possível graças à combinação da arquitetura da suspensão com o controlo adaptativo do chassis (DCC) melhorado. O conforto no ID.7 é ainda otimizado por novos detalhes como, por exemplo, a elevada capacidade de amortecimento especificamente ajustada ao eixo traseiro. Além disso, o baixo centro de gravidade do ID.7, devido à integração da bateria no piso do veículo, também tem um impacto positivo no comportamento em estrada. O sistema de controlo adaptativo de chassis (DCC) conta com um novo software e algoritmos aperfeiçoados, conseguindo controlar os amortecedores face ao movimento das rodas e da carroçaria. Os perfis de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual) possibilitam ao condutor escolher qual a melhor configuração dinâmica para cada momento.
Bancos ergoActive. Para o ID.7, a Volkswagen desenvolveu novos bancos ergoActive para o condutor e o passageiro dianteiro, com regulações elétricas, função de memória, função de acesso Comfort e apoio de pernas ajustável. Oferecem também uma nova função de massagem por pontos de pressão. A versão topo de gama - bancos ergoActive premium - inclui uma nova função de climatização automática e uma função de massagem. As funções de climatização e de massagem estão permanentemente visíveis através dos comandos táteis no sistema de infoentretenimento e podem ser ligadas, desligadas e reguladas.
Teto panorâmico com Smart Glass. Em opção, o ID.7 disponibiliza o novo teto de abrir panorâmico com tecnologia Smart Glass. O teto pode apresentar-se opaco ou tornar-se transparente de um momento para o outro, através de uma camada de cristais líquidos dispersos em polímero (PDLC) integrada no vidro. O sistema é controlado pelo interrutor de controlo tátil localizado na consola do tejadilho ou através do assistente de voz online.
Capacidade de reboque. O novo modelo apontado ao topo da gama da Família 100% elétrica ID da Volkswagen pode ser encomendado de fábrica com bola de reboque retrátil, estando o ID.7 preparado para um peso máximo de reboque de 1.200 kg.
Informação Legal
1. ID.7 - Consumo de eletricidade em kWh/100 km: combinado 16,3-14,1; emissões de CO2 em g/km: combinado 0. Apenas estão disponíveis para o veículo valores de consumo e de emissões de acordo com o WLTP e não de acordo com o NEDC. Quando são indicadas gamas, os valores de consumo e emissões de CO₂ dependem do equipamento do veículo.
2. Autonomia determinada em banco de ensaio, de acordo com a norma WLTP, na variante de equipamento mais favorável à autonomia do ID.7 Pro com uma carga da bateria de 77 kWh. Os valores reais da autonomia WLTP podem diferir consoante o equipamento. A autonomia efetiva alcançada em condições reais varia consoante o estilo de condução, a velocidade, a utilização, as características de conforto e do equipamento auxiliar, a temperatura exterior, o número de passageiros/carga, a topografia, a idade do veículo e o desgaste da bateria.
3. Veículos a lançar brevemente
4. De acordo com a norma WLTP. A potência máxima está disponível com o nível de carga mais elevado e quando a temperaturas de funcionamento da bateria de alta tensão se encontra num nível ótimo. A potência disponível em situações de condução individuais depende de vários fatores, como a temperatura ambiente e o estado da carga ou a idade física da bateria de alta tensão.
5. Aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos determinada com a potência máxima especificada. A potência máxima está disponível com o nível de carga mais elevado e temperatura de funcionamento da bateria de alta tensão se encontra num nível ótimo.
6. Capacidade de carga máxima possível. O comportamento de carregamento de diferentes postos pode variar, mesmo que a sua capacidade em kW seja a mesma. Além da potência em kW de uma estação de carregamento, a corrente máxima de carga também influencia a quantidade de energia que flui. Além disso, a temperatura ambiente, a temperatura da bateria e o nível de carga influenciam a capacidade de carga máxima possível. A capacidade de carga máxima especificada é calculada sob as condições WLTP a uma temperatura de aproximadamente 23 °C e um nível de carga de cinco por cento. Se estas variáveis se alterarem, a capacidade de carga pode desviar-se do valor padrão especificado
7. Dentro dos limites do sistema: o condutor tem de estar sempre apto a anular o sistema de assistência e não está isento da responsabilidade de conduzir o veículo com o devido cuidado e atenção.