Visual e tecnicamente melhorado, o Novo Volkswagen T-Cross está agora disponível na rede de Concessionários da marca em Portugal. Marcado pelo design exterior distintivo e o aperfeiçoamento dos novos faróis e farolins em LED, agora de série, o SUV mais compacto da gama da Volkswagen impressiona, ainda, pelo novo tablier com superfícies de superior qualidade e por uma nova geração de sistemas de infotainment. Paralelamente, a Volkswagen melhorou o equipamento de série do T-Cross, do qual foram já vendidas cerca de 1,2 milhões de unidades em apenas três anos. O SUV mais compacto da Volkswagen volta a caracterizar-se por uma relação preço/performance/versatilidade particularmente atrativa, com preços a partir de 23.490€ (1.0 TSI 95 cv).
O Novo T-Cross é proposto com duas versões do eficiente motor 1.0 a gasolina, sobrealimentados, com tecnologia TSI, em variantes de 95 cv1 e 115 cv2. A nova gama disponibiliza quatro linhas de equipamento: T-Cross, Urban e as duas versões topo de gama Style (mais elegante) e R-Line (de inspiração desportiva). As cores Amarelo Grape, Azul Clear e Vermelho Kings são novas.
Versátil e espaçoso para a família e para o lazer. Com o seu comprovado conceito de funcionalidade, o interior do T-Cross demarca-se pela otimização do espaço interior, podendo acolher facilmente cinco ocupantes. A versatilidade do ajuste longitudinal do banco traseiro ao longo de 140 mm permite moldar o habitáculo às necessidades de utilização. Estando todos os bancos ocupados, o T-Cross oferece uma bagageira de capacidade variável entre os 385 e os 455 litros até à altura da chapeleira. Mediante o rebatimento do banco traseiro (na proporção 60:40), cria-se uma área de carga plana com um volume que pode atingir os 1.281 litros (carregado até à altura dos encostos dos bancos dianteiros). Além disso, as costas do banco do passageiro dianteiro podem ser rebatidas (de série a partir da versão Urban). Com uma ampla área de carga e 2.398 mm de comprimento disponível desde a traseira até ao tablier, o T-Cross permite acomodar no seu interior quase o impensável, desde uma prancha de surf até um escadote de tamanho médio!
Aumento da capacidade de reboque. A Volkswagen aumentou a capacidade de carga do T-Cross através do sistema de acoplamento de reboque, subindo de 55 para 75 kg. Estes 20 kg adicionais aumentam a carga máxima que pode incidir verticalmente sobre o acoplamento esférico amovível (opcional). Enquanto SUV, o Novo T-Cross oferece, assim, uma maior flexibilidade para rebocar um atrelado, algo particularmente importante, por exemplo, para o transporte de bicicletas elétricas.
Travel Assist3 proporciona um conforto significativamente melhorado:
O sistema Travel Assist3 proporciona um maior controlo do T-Cross em estrada. Dependendo do tráfego e da velocidade permitida, o T-Cross adapta a velocidade face à do veículo da frente, acelerando e travando de modo automático. Dentro dos padrões do sistema, a intervenção do Travel Assist também pode incluir adaptação a novos limites de velocidade e face à aproximação de curvas ou rotundas. Ao mesmo tempo, o Lane Assist ajuda a manter o veículo na sua faixa de rodagem face a qualquer distração do condutor. O Novo T-Cross pode também efetuar automaticamente manobras de "stop-and-go" (arranque e paragem automática no trânsito em cidade) se equipado com a caixa automática DSG.
Os níveis de equipamento do Novo T-Cross:
A versão T-Cross1, significativamente melhorada, já inclui novos equipamentos como faróis LED (em vez de halogéneo), farolins traseiros LED, reconhecimento de sinais de trânsito, painel de instrumentos Digital Cockpit com 20,3 cm (8,0'') de diagonal, um ecrã do sistema de infotainment agora em configuração flutuante (também com 20,3 cm na diagonal), entradas USB-C e sensores de estacionamento traseiros. A versão T-Cross é propulsionada pelo motor TSI de 95 cv com caixa manual de 5 velocidades.
O nível de equipamento Urban1 está posicionado acima da versão de entrada. Aqui, os novos detalhes de equipamento adicional incluem as jantes de liga leve Bangalore de 17 polegadas, projetores de logótipo nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores e Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto. Destaque, ainda, para a alargada oferta de equipamentos de série, incluindo espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, sistema 'Keyless access', câmara traseira de ajuda ao estacionamento e vidros traseiros escurecidos. O nível de equipamento Urban está disponível com as motorizações de 95 cv e de 115 cv, esta última com caixa de 6 velocidades e opção pela caixa DSG de sete velocidades.
As versões topo de gama Style2 e R-Line2 estão agora equipadas de série com novas tecnologias, como por exemplo, os faróis IQ. LIGHT LED Matrix com funções de luz de curva e aptos para todas as condições climatéricas, disponíveis pela primeira vez no T-Cross. As novas funções de iluminação também incluem animações de boas-vindas e de despedida. Adicionalmente, ambos os modelos de topo incluem de série novas jantes de liga leve de 17 polegadas com design específico ("Manila" para o Style, "Valencia" para o R-Line), bem como grupos de luzes traseiras LED com funções dinâmicas para os indicadores de mudança de direção e luzes de travão. O Novo T-Cross Style transmite elegância e estilo, enquanto o T-Cross R-Line sublinha o seu caráter desportivo através dos para-choques R-design. Ambas as versões estão equipadas de série com o motor TSI de 115 cv e transmissão DSG de sete velocidades.
O equipamento de infotainment melhorado dos dois modelos de topo inclui um ecrã tátil com uma diagonal de 23,4 cm (9,2''), o Digital Cockpit Pro de 25,4 cm (10''), Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto e uma interface para telemóvel.
Informação Legal
1 - T-Cross 1.0 TSI 95 cv - consumo de combustível combinado em l/100 km: 6,3-5,7; emissões de CO2 combinadas em g/km: 141-128.
2 - T-Cross 1.0 TSI 115 cv - consumo de combustível combinado em l/100 km: 6,3-5,6; emissões de CO2 combinadas em g/km: 143-128
3 - Dentro dos limites do sistema: o condutor deve estar sempre pronto a sobrepor-se ao sistema de assistência e não está isento da responsabilidade de conduzir o veículo com o devido cuidado e atenção.