Em estreia mundial, a Volkswagen apresenta o novo Tiguan e, com ele, a terceira geração do seu bestseller. O Tiguan é atualmente um dos modelos Volkswagen de maior sucesso no mundo. Mais de 7,6 milhões de compradores escolheram o SUV compacto desde a sua estreia em 2007. O novo modelo chegará a Portugal no segundo trimestre de 2024.
O novo Tiguan.
Kai Grünitz, Membro da Administração da Marca
para o Desenvolvimento Técnico: "A mais recente fase evolutiva da
Plataforma Transversal Modular (MQB evo), constitui a base técnica altamente
inovadora da terceira geração do Tiguan. Graças às grandes economias de escala da
MQB evo, a Volkswagen está mais uma vez a democratizar inúmeros desenvolvimentos de
alta tecnologia, como o DCC Pro ou os novos motores híbridos com uma autonomia
elétrica de cerca de 100 km e a disponibilizá-los a centenas de milhares de
condutores".
Os novos desenvolvimentos tecnológicos realizados com a MQB evo, melhoram o Tiguan em praticamente todos os domínios. Os novos motores híbridos, com uma autonomia totalmente elétrica de cerca de 100 km, tornam este SUV mais eficiente do que nunca. Além disso, o carregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid, e o carregamento rápido DC de série também será possível pela primeira vez. Um Digital Cockpit de design simplificado, com base na MIB4, a plataforma de infotainment modular de quarta geração, oferece o nível de informação mais elevado e inclui serviços digitais e aplicações a bordo. O conceito operacional foi criado para ser consistentemente autoexplicativo. Além disso, novos sistemas, como uma função de massagem pneumática para os bancos dianteiros2 ou os faróis IQ.LIGHT LED MAtrix HD2 - utilizados pela primeira vez no Tiguan - são derivados do modelo premium: Touareg. O novo controlo de chassis adaptativo DCC Pro2 otimiza o conforto e a dinâmica. A mais recente geração do Park Assist2 automatiza a entrada e saída dos lugares de estacionamento.
Design expressivo e aerodinâmica melhorada. O SUV compacto apresenta um design completamente novo. Como caraterística particularmente marcante, a frente do veículo tem um aspeto poderoso com faróis LED muito planos e uma faixa horizontal coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador estão agora localizadas nos lados exteriores do para-choques, onde as cortinas de ar asseguram um ótimo direcionamento do ar. A extremidade dianteira de design limpo destaca o facto de o coeficiente de resistência aerodinâmica ter melhorado de 0,33 para 0,28. Esta silhueta é caracterizada por arcos atléticos sobre as cavas das rodas (com jantes até 20 polegadas). Uma nova faixa horizontal de LED2 dá ênfase à inconfundível traseira do Tiguan.
Nova geração de cockpit e sistema de infotainment. O interior do
Tiguan apresenta um conceito e um design completamente novo. Destaca-se pelos seus
elevados padrões de qualidade de materiais e acabamentos. Para além disso, o novo
ambiente do cockpit é de utilização intuitiva, perfeitamente integrado e com um
design simples e inteligente. Os módulos incluem o novo Digital Cockpit
(instrumentos digitais com revestimento antirreflexo em formato tablet tipo
landscape), um ecrã de infotainment que pode medir até 38 centímetros (15
polegadas) e que possui uma estrutura de menus e um grafismo totalmente novos, um
novo head-up display2 (projeção no para-brisas) e um novo seletor
multifunções de experiência de condução com ecrã OLED integrado. Este novo comando
rotativo com o seu próprio miniecrã, pode ser utilizado para controlar o perfil de
condução, o volume do rádio ou também as cores da iluminação de fundo. Por outro
lado, há inúmeras funções do veículo e do sistema de infotainment que podem ser
facilmente ajustadas através de linguagem natural, com o novo assistente de voz
IDA2.
Uma gama composta por motores eficientes. Graças à MQB evo, podem
ser implementados vários tipos de propulsão no Tiguan. Por exemplo, estarão
disponíveis motores Diesel sobrealimentados (TDI), motores a gasolina
sobrealimentados (TSI), motores a gasolina sobrealimentados com tecnologia mild
hybrid (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid) que serão propostos no futuro
exclusivamente em conjunto com a caixa de velocidades automática (DSG). Tal como
nos modelos Volkswagen ID. e no novo Passat, a posição do seletor da caixa de
velocidades será futuramente alterada através de um comando na coluna de direção, à
direita do volante, com um princípio de funcionamento intuitivo. O comando é rodado
para a frente para "D", para conduzir em frente, e para trás para "R" para se poder
fazer marcha-atrás, enquanto o travão de estacionamento é ativado premindo a parte
lateral do manípulo. Todos os modelos Tiguan dispõem adicionalmente de patilhas
atrás do volante.
Chassis com controlo eletrónico para maior conforto e dinâmica. A
MQB evo é a base para uma nova geração de tecnologias de controlo de chassis. Para
além de uma série de medidas individuais, a Volkswagen renovou o controlo de
chassis adaptativo DCC, o novo DCC Pro opcional com amortecedores com configuração
de duas válvulas2. Além disso, o novo modelo está equipado de série com
o Vehicle Dynamics Manager - um sistema MQB, que fez a sua estreia no atual Golf
GTI3. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do
diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores
controlados no sistema DCC Pro. As aplicações de força de travagem específicas para
cada roda e as alterações seletivas na dureza dos amortecedores, proporcionam maior
conforto ao rolar e melhor desempenho em curvas mais dinâmicas. Desta forma, o
comportamento do veículo torna-se mais estável, ágil e preciso.
Bancos otimizados para longas distâncias. Os novos bancos: ergoActive Plus2, com regulação lombar pneumática em quatro posições e função de massagem pneumática com 10 câmaras de pressão, combinam na perfeição com o carácter de elevada qualidade do Tiguan. Além disso, está disponível uma função de programação para ativação automática do aquecimento ou ventilação dos bancos a determinadas temperaturas exteriores.
Tiguan equipado com faróis HD pela primeira vez. O Tiguan é o
primeiro modelo MQB a ser lançado com os recém-desenvolvidos faróis IQ.LIGHT LED
Matrix HD2. O sistema de iluminação interativo, foi também desenvolvido
em paralelo para o Touareg, modelo de classe superior, e ambos os SUV partilham o
mesmo design base dos faróis. HD significa High Definition, ou seja, uma alta
resolução das fontes de luz. No caso do Tiguan, um total de 38.400 LED multipixel
(19.200 LED multipixel por farol) iluminam a estrada e a área circundante a um
nível completamente novo, melhorando assim o conforto e a segurança.
Sistemas de assistência de elevado desempenho. O Tiguan está
equipado de série com um grande número de sistemas de conforto e assistência. Para
além do Side Assist (sistema de mudança de faixa), Front Assist (travagem de
emergência autónoma), Lane Assist (sistema de manutenção da faixa de rodagem) e
câmara traseira, estes incluem também o reconhecimento de sinais de trânsito.
Estará também disponível uma vasta gama de sistemas opcionais. Estes incluem, entre
outras, as tecnologias Park Assist Pro, com capacidade de estacionamento remoto
(para entrada e saída automática de lugares de estacionamento controladas pelo
condutor a partir do exterior do veículo através de uma aplicação para smartphone)
ou ainda a Trailer Assist (para manobras assistidas com atrelado).
Uma bagageira de maiores dimensões no Tiguan. O novo Tiguan aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do antecessor. A capacidade da bagageira da nova geração mostra como o espaço é bem aproveitado: embora o SUV seja apenas ligeiramente mais comprido, a sua capacidade da bagageira aumentou 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos do banco traseiro).
Informação Legal
1. Concept car de pré-produção. O veículo ainda não está disponível para venda.
2. Equipamento dependente da versão ou opcional
3. Golf GTI - Consumo de combustível em l/100 km: combinado 7,4-7,0; emissões de CO₂ em g/km: combinado 167-160.
Apenas estão disponíveis para o veículo os valores de consumo e de emissões de acordo com o WLTP e não de acordo com o NEDC. Nos casos em que são indicadas autonomias, os valores de consumo e de emissões de CO₂ dependem do equipamento selecionado do veículo.