Veículo concept em pré-produção. O veículo ainda não está disponível para venda.
Na estreia mundial, a Volkswagen apresentará ao público, pela primeira vez, todos os pormenores de um Passat completamente novo. Destacam-se o potente design aerodinâmico, os novos motores de elevada eficácia, a excelente qualidade e uma série de novas tecnologias. Dentro de poucos dias, o veículo será apresentado ao público pela primeira vez na IAA Mobility em Munique (5 a 9 de setembro de 2023). O novo Passat será lançado como uma versátil versão Variant no primeiro trimestre de 2024. Com mais de 34 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, é o Volkswagen mais vendido de todos os tempos, a seguir ao Golf e à frente do Carocha.
Totalmente novo, mas o Passat de sempre. Elegante e poderoso - o novo design é claramente Passat, claramente Volkswagen e, no entanto, claramente novo de todas as perspetivas. A inovadora gama de três novos motores híbridos plug-in e mild hybrid e duas variantes de motores sobrealimentados, a Diesel que se caracterizam pela sua eficiência. O silencioso e espaçoso Passat Variant oferece um elevado nível de conforto de viagem e estará disponível, como opção, com o novo sistema de chassis adaptativo (DCC Pro3) e os novos bancos ergoActive3 (com massagem pneumática nos pontos de pressão). As características intuitivas do cockpit digitalizado são uma novidade absoluta. O novo Passat pode também, opcionalmente, estacionar de forma autónoma e percorrer longas distâncias em modo de condução assistida4.
Veículo concept em pré-produção. O veículo ainda não está disponível para venda.
Duas novas motorizações híbridas plug-in. Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração da Marca e responsável pelo Desenvolvimento Técnico, afirma: "A última fase do desenvolvimento da plataforma modular transversal (MQB evo) é a base técnica verdadeiramente inovadora da nona geração do Passat. As significativas economias de escala da MQB evo permitiram à Volkswagen democratizar mais uma vez inúmeros desenvolvimentos de tecnologia inovadora e torná-los acessíveis a centenas de milhares de condutores." Os dois motores híbridos plug-in (eHybrid), completamente novos, com uma potência de 204 cv1 e 272 cv1 são um exemplo perfeito disso. Em combinação com uma nova bateria de 19,7 kWh (capacidade líquida de energia), permitem uma autonomia totalmente elétrica de cerca de 100 km2. Esta distância transforma o novo Passat Variant num veículo com autonomia elétrica para o dia a dia - este facto é adicionalmente assegurado por tempos de carregamento curtos, uma vez que a bateria passa a poder ser carregada em pontos de carregamento AC com 11 kW em vez dos anteriores 3,6 kW. O Passat Variant eHybrid pode ainda ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido DC. Além disso, a combinação eficiente de um motor elétrico e do novo motor a gasolina sobrealimentado (1.5 TSI evo2) assegura uma autonomia total de cerca de 1.000 km2.
Novo mild hybrid 48 V. Uma outra novidade a bordo do Passat é o motor mild hybrid de 48 V (eTSI com 150 cv)1 que transforma a energia cinética em energia eléctrica e permite o coasting sem utilizar o motor a combustão. Os dois motores turbodiesel (2.0 TDI) com 122 cv 1, 150 cv1 completam a gama de motores. Uma caixa de velocidades automática e eficiente (DSG) é sempre proposta de série.
Veículo concept em pré-produção. O veículo ainda não está disponível para venda.
Novos ecrãs. A Volkswagen redesenhou completamente o interior. Particularmente marcante é a disposição clara e ampla dos ecrãs - elegante, funcional e progressiva. Aqui, o MIB4 serve de base técnica. A última geração da plataforma modular de infoentretenimento permite uma utilização intuitiva, ajustada de forma consistente às necessidades dos condutores da Volkswagen.
Veículo concept em pré-produção. O veículo ainda não está disponível para venda.
Estacionamento assistido. O Novo Passat Variant vai ser lançado com uma gama de sistemas de assistência de última geração. A gama de sistemas de assistência ao estacionamento é nova. Estes incluem os opcionais Park Assist Plus3, Park Assist Pro3 e a função de memória para o Park Assist Pro3. Com o Park Assist Pro4, o Novo Passat Variant é possível controlar o procedimento através de uma aplicação no smartphone. Se o veículo Volkswagen tiver a função de memória do Park Assist Pro4 a bordo, o sistema regista os últimos 50 metros percorridos e, assim, também a situação de estacionamento a pedido do condutor. Quando o veículo chega novamente à mesma posição - por exemplo, à entrada da garagem em casa - oferece-se para assumir o estacionamento autónomo. Também é possível sair de um lugar de estacionamento de forma autónoma.
No Novo Passat Variant, o controlo da caixa de velocidades é agora efetuado através de um comando na coluna de direção com um princípio de funcionamento intuitivo: o comando é rodado para a frente, para "D", para avançar e para trás, para a posição "R", para fazer marcha-atrás, enquanto o travão de estacionamento é ativado premindo a parte lateral do comando.
Veículo concept em pré-produção. O veículo ainda não está disponível para venda.
Estreia Mundial do DCC Pro. O controlo adaptativo do chassis DCC Pro2 representa um novo nível de tecnologia. a sua combinação entre a máxima dinâmica e o mais elevado nível de conforto estabelece padrões de referência na classe média. Isto é possível graças à tecnologia de duas válvulas utilizada pela primeira vez num Volkswagen. Os recém-desenvolvidos bancos ergoActive Plus2 com função de massagem pneumática com dez câmaras de pontos de pressão oferecem um elevado conforto de viagem. Graças a uma distância entre eixos 50 mm mais longa, com mais 50 mm de espaço disponível para as pernas na traseira, uma capacidade de bagageira até 1.920 litros, o Passat Variant é um veículo polivalente ideal para negócios e lazer.
Informação Legal
1. Veículo concept em pré-produção. O veículo ainda não está disponível para venda.
2. Autonomia determinada no banco de ensaios de estrada rolante de acordo com o Procedimento de Teste de Veículos Leves Harmonizado Mundialmente (WLTP) na variante de equipamento mais favorável à autonomia do Passat Variant com um conteúdo líquido de energia da bateria de 19,7 kWh. Os valores reais da autonomia WLTP podem diferir consoante o equipamento. A autonomia efectiva alcançada em condições reais varia em função do estilo de condução, da velocidade, da utilização de equipamentos de conforto ou de equipamentos auxiliares, da temperatura exterior, do número de passageiros/carga e da topografia
3. Equipamento dependente da linha ou opcional.
4. A função de assistência ao condutor só pode ser utilizada dentro dos limites do sistema. O condutor deve estar sempre preparado para anular o sistema de assistência. Estes sistemas não eximem o condutor da sua responsabilidade de conduzir com o devido cuidado e atenção.