A Volkswagen fará o seu regresso à Techno Classica este ano. A maior feira mundial de automóveis clássicos será uma oportunidade para a Volkswagen Classic celebrar o 50º aniversário do Passat, sob o lema "Immer wieder neu" ("Sempre a reinventar-se"). O ano de 1973 assistiu ao lançamento do Passat, uma nova família de modelos equipados com um motor arrefecido por água. Foi o início de uma história de sucesso mundial que continua até aos dias de hoje. Para assinalar este marco, estarão expostos em Essen cinco Passat, escolhidos especialmente para o efeito.
Design Icónico: Volkswagen Passat B1 LS de 1973
Depois de um intervalo de três anos, a Volkswagen volta a estar na Techno Classica deste ano, de 12 a 16 de abril, apresentando os seus modelos históricos, mostrando ser uma marca "com coração". A sua presença em Essen foca-se no Passat - um herói quotidiano e um clássico do design, que celebra meio século de sucesso.
Em 1973, o Passat representou o início de uma importante campanha de produtos Volkswagen e assinalou o início de uma nova era para a tecnologia automóvel. O designer automóvel italiano Giorgetto Giugiaro foi o responsável pelo design da nova família - embora o original, referido como o EA 272, tenha sido eliminado por razões financeiras. Giugiaro continuou, no entanto, a desenvolver um modelo mais racional com base no Audi 80 B1, apresentando um hatchback bem definido e uma secção frontal modificada. O Passat original continua a ser um ícone de design até aos nossos dias. As criações de Giugiaro incluem também o Scirocco I e o Golf I, ambos lançados no ano seguinte. O Volkswagen Passat fez a sua estreia em 1973 como uma berlina hatchback de duas e quatro portas. Seguiu-se a versão carrinha, em janeiro de 1974.
"Immer wieder neu": "Sempre a reinventar-se" - é o lema que a Volkswagen Classic escolheu para assinalar o aniversário. O Passat é e sempre foi um automóvel para a vida toda. Desde o início que os clientes apreciaram as suas qualidades gerais. Ao longo de oito gerações, o automóvel tem continuado a melhorar e a desenvolver-se e tem mostrado, constantemente, ideias inovadoras e arrojadas de design, transmitindo os seus pontos fortes, experimentados e testados de uma geração para outra. Assim continuará a fazer no futuro.
O stand da Volkswagen Classic apresentará cinco veículos que representam as origens históricas do Passat:
Passat B1 LS de 1973
Novo impulso, novo design: a produção em série do novo Passat começou a 14 de maio de 1973. A berlina hatchback familiar foi lançada com um pequeno portão traseiro e sem a abertura caraterística de um hatchback. A versão com uma porta traseira maior que se estendia até ao tejadilho e abarcava a janela traseira entrou em produção em série em janeiro de 1975.
A Volkswagen Classic apresentará em Essen o carro mais antigo da família. O especial Passat B1 LS de 1973 faz parte da coleção da Fundação AutoMuseum da Volkswagen. Tem o número de identificação de veículo 2, o que o torna o Passat mais antigo do mundo.
Passat B1 L de 1974
A amplitude é a sua força: em janeiro de 1974, Wolfsburg acrescentou a carrinha Passat à sua gama. Prática e com uma forma perfeita, foi um sucesso estrondoso logo desde o início. Ao passar por várias gerações de modelos, a carrinha familiar Passat conquistou um lugar no coração dos seus proprietários.
O Passat B1 L de 1974 em Atlas White da Volkswagen Classic já provou em vários eventos de condução que se pode ter muita diversão na condução vintage com 40 kW (55 CV).
Passat B2 CL Formula E de 1983
Tecnologias modernas e eficiência: o Passat B2 foi apresentado em outubro de 1980. Esta segunda geração era efetivamente maior do que a sua modesta antecessora, a B1, o que a tornava facilmente reconhecível. Para começar, o Passat II surgiu como uma berlina hatchback e como uma carrinha de cinco portas. Em combinação com o motor de 1,6 litros de 55 kW (75 CV), o Passat B2 inicialmente também foi proposto como uma versão de Formula E. Esta antecipou inovações como o sistema start/stop.
O Passat B2 CL Formula E em Diamond Silver Metallic faz parte da coleção de veículos Volkswagen Classic e também celebrará aniversário em Essen: recebeu a sua homologação a 5 de abril de 1983, o que significa que o carro faz 40 anos este ano.
Passat B3 Estate GT G60 Syncro de 1991
Dinâmica e desportividade: o Passat provou as suas valências desportivas em múltiplas versões de modelos, mostrando confiança, mas permanecendo discreto. A terceira geração Passat foi lançada em 1988 e apresentava um design, pacote, tecnologia e interior completamente novos. Estava disponível na versão berlina e em carrinha. O pacote de especificações GT representava a versão desportiva do Passat, enquanto o Passat G60 com motor de 1,8 litros, 118 kW (160 CV) e tração às quatro rodas Syncro foi o modelo topo de gama cobiçado a partir de 1989.
O Passat B3 Estate GT G60 Syncro de 1991 da Volkswagen Classic é um dos favoritos dos fãs!
Fundação AutoMuseum Volkswagen: Passat B2 Electronic de 1983
Na exposição deste ano, a Fundação AutoMuseum estará representada no stand da Volkswagen. Também aqui, um veículo muito especial estará em exposição para assinalar o aniversário: o Passat B2 Electronic, um modelo único de 1983.
O concept car representou uma versão lifestyle do Passat com tração às quatro rodas, um turbocompressor, uma extensa microeletrónica, como um sistema de navegação, infotainment e uma série de controlos elétricos. Era uma visão do futuro que certamente teria ganho muitos adeptos.
Em boa companhia no Salão 3
A Volkswagen Classic não tem representação na Techno Classica desde 2019. Pela primeira vez, várias marcas do Grupo Volkswagen reunir-se-ão num único stand, para refletir o lema "Leidenschaft verbindet" ("A paixão une"). Volkswagen Classic, Volkswagen Commercial Vehicles Oldtimers, Audi Tradition, Škoda, Autostadt, AutoMuseum Foundation e Volkswagen Classic Parts podem ser vistas no Salão 3.
A Techno Classica acontecerá de 12 a 16 de abril no centro de feiras em Essen, Alemanha. A exposição apresenta mais de 1.250 expositores de mais de 30 países, numa área de 120.000 metros quadrados distribuídos por dez pavilhões, o Grugahalle e quatro áreas ao ar livre. Também estarão presentes mais de 200 clubes de automóveis clássicos, assim como muitos comerciantes de peças. Os organizadores esperam receber cerca de 200.000 visitantes. Como se isso não fosse suficiente, haverá também cerca de 2.700 veículos históricos à venda.