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Jürgen Stackmann em frente ao Volkswagen ID.3

Becoming ID.

Início das vendas. Em direção ao futuro.

Jürgen Stackmann em frente ao Volkswagen ID.3

Becoming ID.

Início das vendas. Em direção ao futuro.

Um grande momento para o responsável pelas Vendas, Jürgen Stackmann: o novo ID.3 (protótipo próximo do modelo de produção) celebra a sua estreia oficial junto das suas futuras condutoras e condutores. Descubra os objetivos que a Volkswagen estabeleceu para os próximos anos.

O ID.3 (protótipo próximo do modelo de produção) é o primeiro modelo da família ID. totalmente elétrica. Entrevistamos Jürgen Stackmann para descobrir porque os automóveis elétricos são agora uma escolha ideal para muitos condutores e qual o papel da estratégia de comunicação a longo prazo.

O que mais o inspirou no desenvolvimento do ID.3?

O ID.3 é um importante marco para a nossa marca; ele dá início a uma nova era de mobilidade elétrica para todos. Trabalhamos duramente neste automóvel e estamos muito contentes que o ID.3 irá em breve ser o primeiro membro da família ID., sem emissões, que vai chegar às estradas de todo o mundo. A seguir ao Carocha e ao Golf, o ID.3 é o terceiro capítulo para a Volkswagen. O que é especial no ID.3 é que representa o conceito de um automóvel acessível para todos. Estamos a tornar a mobilidade elétrica adequada à utilização no dia a dia e acessível para todos. Para nós, a apresentação do ID.3 ao mundo na IAA em Frankfurt foi um momento cheio de emoção para todos.

Em que altura se apercebeu que a mobilidade elétrica para todos se estava a tornar uma realidade?

A mobilidade elétrica não é na realidade um tema novo para a Volkswagen. Afinal, já lançámos o nosso primeiro automóvel totalmente elétrico, o e-up! (e-up!: consumo de eletricidade em kwh/100 km: 12,9-12,7 (combinado); emissões de CO2 em g/km: 0; em 2013. Até ao presente, houve três razões principais pelas quais os clientes decidiram não optar por um automóvel elétrico: o preço, a autonomia e uma infraestrutura de postos de carregamento reduzida. Nós resolvemos agora os dois primeiros pontos com o ID.3: vai estar disponível por um preço a rondar os 30.000€, um preço semelhante ao do Golf. Além disso pode ainda beneficiar dos incentivos do estado, o que faz baixar o preço ainda mais. A autonomia está entre os 330 e os 550 quilómetros. E as infraestruturas de carregamento também estão em franco desenvolvimento. Ao trabalharmos em conjunto com outras marcas, desenvolvemos no ano passado uma joint venture chamada IONITY e criamos assim uma rede de 400 postos de carregamento rápido em toda a Europa. Para além disso, estamos também a expandir os postos de carregamento, disponíveis nos nossos Concessionários e em cooperação com parceiros, como supermercados e lojas de mobiliário, de forma a que exista infraestrutura em todo o lado com a maior rapidez possível. A mobilidade já não é apenas uma visão, é uma realidade.

"Estamos a começar com o ID.3 no segmento dos compactos e estamos a transferir a tecnologia para os modelos de segmento superior e inferior.""

Jürgen Stackmann

Membro do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos de Passageiros com a resposabilidade pelas Vendas, Marketing e Após Venda.

Em detalhe, qual é a tecnologia que considera mais fascinante no novo ID.3?

O ID.3 combina o que todos os nossos modelos têm de melhor: tão grande como um Golf no exterior, quase como um Passat no interior, o círculo de viragem de um up!, a aceleração de um GTI e, ao mesmo tempo, sem emissões de CO2. Estamos a começar com o ID.3 no segmento do Golf, o segmento que criamos e vamos expandir gradualmente a família ID. com modelos do segmento superior e inferior. De salientar é a vasta tecnologia útil e de ajuda nestes automóveis. Tal como, o head-up display com realidade aumentada que, para já, vai apenas estar disponível na família ID. Duas outras funcionalidades excelentes são a possibilidade de interagir com o automóvel através do comando de voz e o Smart Light no cockpit. Faz lembrar o K.I.T.T., do carro dos anos 80 da série de televisão Knight Rider.

Qual foi o maior desafio que teve de enfrentar durante todo o processo do projeto?

Desde o início sabíamos que o ID.3 não seria apenas um novo modelo da nossa marca; ele iria marcar o início de uma mudança fundamental. Por isso, envolvemos os mercados e os Concessionários na fase de desenvolvimento, logo no início; afinal, uma mudança tão importante na marca exige o contributo de todos. Também iniciámos a comunicação aos clientes muito mais cedo do que seria normal, para convencer o maior número de pessoas: Now You Can. Criámos uma vasta estratégia, na qual a nossa nova imagem de marca e a cooperação com a Liga de Futebol Alemã e a UEFA também também desempenharam um papel importante. Estas demonstram a nova atitude da marca, e permitem-nos mostrar a Volkswagen como mais fresca e mais próxima das pessoas do que alguma vez foi, com uma nova linguagem visual e um novo logótipo.

O que retira pessoalmente deste projeto?

Estabelecemos objetivos ambiciosos no início deste processo. Queremos tornar-nos no líder global da mobilidade elétrica. Este objetivo colocou-nos perante um grande número de enormes desafios. Quer estejamos a falar em termos tecnológicos, quer em termos de vendas. Muitas áreas foram completamente novas para nós como marca. E, por vezes, tivemos de nos questionar se tudo aconteceria como planeado. É aqui que transparece a qualidade das nossas equipas. Todos sabem que isto tem de funcionar. Não teremos uma segunda oportunidade. Isto gerou uma enorme motivação nas pessoas e muitas estão mesmo a superar-se nas suas capacidades. Há novas formas criativas de aboradegem; em muitos casos, comportamentos enraizados profudamente estão a ser postos de lado e a marca tem sido literalmente recarregada com uma nova energia. Trata-se de uma experiência incrível e eu gostaria de agradecer a toda a equipa pela sua participação.

O ID.3 seria melhor para as suas duas filhas ou para os seus dois filhos?

O ID.3 caracteriza-se pela sua individualidade: cores frescas, versões bi-colores, design desportivo ou uma aparência mais inspirada em lifestyle, belas jantes e muitas outras opções para configurar o ID.3, de acordo com o seu gosto pessoal. Tudo isto é apelativo em igual medida aos meus filhos, bem como a sustentabilidade do automóvel. No entanto, eu penso que a configuração de cada um seria muito diferente.