O ID.3 (protótipo próximo do modelo de produção) marca o início de uma nova era. Não apenas porque criou uma nova plataforma para si ,mas porque é o automóvel que dá origem a novos desenvolvimentos e a uma mudança de paradigma. Reinhard de Vries, o diretor responsável pela tecnologia e logística na Volkswagen Sachsen GmbH, explica os desafios e momentos especiais no caminho para a mobilidade elétrica.
Sr. de Vries, o ID.3 começou a sair da linha de produção em Zwickau. Quais foram os momentos mais emocionais para si nos últimos meses?
A velocidade com que transformámos a nossa fábrica de Zwickau é notável. Passamos de uma produção de 100% de motores de combustão para 100% elétricos em apenas dois anos e ao mesmo tempo continuámos a produzir o Golf e o Golf Variant. Isto é muito desafiante para nós, mas toda a equipa e todos os envolvidos trataram de tudo de uma forma muito profissional. Estamos atualmente a trabalhar em 14 edifícios novos e alargamentos de pavilhões. Ao mesmo tempo estão a ser montadas nas áreas de produção, as mais recentes tecnologias e sistemas de automação. Para além das alterações tecnológicas, também formámos todos os trabalhadores ao mesmo tempo e ensinámos sobre a importância e as oportunidades da mobilidade elétrica. Só uma equipa informada e persuadida vai atingir os seus objetivos.
Em detalhe, qual é a tecnologia que considera mais fascinante no novo ID.3?
No que diz respeito à tecnologia, o ID3. é um símbolo da "Nova Volkswagen". O automóvel impressiona com o seu design moderno e progressivo, combinado com a transmissão totalmente elétrica, bem como a nova arquitectura IT e a novíssima plataforma MEB. Para mim, o mais fascinante é aparência global do automóvel. O ID.3 atrai a atenção, por onde quer que passa.
"Zwickau vai tornar-se o centro de produção da mobilidade elétrica na Europa com o ID.3"."
Reinhard de Vries
Diretor responsável pela tecnologia e logística da Volkswagen Sachsen GmbH
Qual foi o maior desafio que teve de enfrentar durante todo o processo do projeto?
Quando se está a proceder a uma conversão tão grande a uma fábrica, são necessárias muitas competências e processos. Em 2021 vamos estar a produzir seis modelos de três marcas. Até lá, vamos ter uma nova produção, a cada seis meses, bem como o arranque de várias fases para novos modelos. A produção do ID.3 já começou e o ID.4 encontra-se na fase de pré-produção. O El Born da Seat também já se encontra em produção em pequena escala e não falta muito para iniciarmos a produção do Audi. Não podemos fazer muito mais. Trata-se de um desafio para toda a organização de Zwickau, bem como os departamentos da sede envolvidos.
O que retira pessoalmente deste projeto?
A vida é excitante quando nos atrevemos a fazer algo novo. É incrivelmente importante consolidar todos os nossos conhecimentos e fazer uma nova abordagem ao pensamento. Também me apercebi de que a chave para o sucesso de uma empresa está nas pessoas entusiasmadas. Tudo é possível, se cada empregado está informado, motivado e empenhado em atingir o mesmo objetivo! Estou firmemente convencido de que tudo vai resultar para o local e particularmente para os empregados.