Uma visão geral sobre os cinco níveis mostra-nos como vai ser o caminho do futuro. Os sistemas de assistência à condução são a tecnologia chave para a condução autónoma. Os condutores da Volkswagen dispõem já das funcionalidades necessárias para um maior conforto no automóvel. E com o SEDRIC 1, a Volkswagen levanta o véu em relação ao passo final e determinante.
A automação gradual do automóvel significa não só mais conforto durante a condução, mas também uma revolução na mobilidade. Cinco níveis definem o desenvolvimento de um automóvel autónomo.
O condutor pode agora escolher entre um grande número de auxiliares inteligentes que o apoiam em várias situações. O radar e os sensores por ultrassons detetam situações de trânsito e uma câmara frontal multifuncional monitoriza as faixas e observa os outros condutores. No passado, os sistemas de condução assistida eram uma coisa rara. Hoje, são uma funcionalidade disponível de série na maioria dos modelos da Volkswagen.
Nível 1: Condução assistida
Os condutores atuais de um Golf ou de um Passat já têm uma perspetiva das oportunidades que estão para vir, já que estes automóveis cumprem com todos os requisitos técnicos para um sistema de assistência à condução de nível 1. O cruise control adaptativo ACC não só mantém uma velocidade predefinida, como também uma distância previamente determinada em relação ao automóvel da frente.
Em alguns modelos da Volkswagen, o ACC pode, em conjugação com o reconhecimento de sinais de trânsito, reagir a limites de velocidade. Um radar e uma câmara fornecem as informações necessárias para o sistema. O assistente de travagem de emergência (Front Assist) também está incluído nesta categoria. O sistema pode alertar o condutor para uma possível colisão através de sinais acústicos e visuais e prepara o automóvel para uma possível travagem de emergência. Caso o condutor não reaja numa situação de emergência, pode ser acionado um sistema de travagem parcial automático para evitar que o pior aconteça. Ao utilizar um sistema de assistência de nível 1, o condutor é sempre responsável pelo seu automóvel.
Nível 2: Condução parcialmente automatizada
Os sistemas deste nível executam várias tarefas em simultâneo. Podem ajudar o condutor com a aceleração, o controlo e a travagem. Para que seja possível conduzir confortavelmente pelo trânsito, por exemplo. Além disso, dentro dos seus limites e tanto quanto possível, o sistema ajuda o condutor também em situações críticas a fim de evitar acidentes. O estacionamento remoto insere-se também neste nível. Com o smartphone, o automóvel pode ser manobrado até para estacionar em lugares apertados. Durante a condução, o automóvel assume tarefas parciais; tal como acontece com as funcionalidades de assistência de nível 1, no nível 2 o condutor é sempre responsável pela condução do seu automóvel.
Nível 3: Condução muito automatizada
De um ponto de vista técnico, o salto do nível 2 para o nível 3 é o maior. Pela primeira vez, o condutor pode ocupar-se com outras coisas. O automóvel pode iniciar automaticamente manobras de ultrapassagem e manobras evasivas, bem como acelerar e travar. O sistema reconhece os seus limites e o condutor deve ser capaz de retomar o controlo do automóvel.
Nível 4: Condução totalmente automatizada
Ainda em fase de protótipo, a família ID. revela já o que o futuro pode trazer com a autonomia de nível 4. O sistema integrado assume permanentemente o comando em áreas de aplicação fechadas, como autoestradas.
O nível 4 inclui também táxis robotizados como o SEDRIC, que conduzem de forma totalmente automática em zonas de trânsito delimitadas, como por exemplo, em cidades. O condutor deixa de ser necessário e os passageiros podem desempenhar outras tarefas, ou mesmo dormir.
Nível 5: Condução autónoma
O ID. Vizzion, desenhado para o futuro, foi concebido sem volante. O habitáculo do automóvel foi totalmente redefinido. Pode ser utilizado para atividades de lazer ou, recorrendo às funcionalidades digitais adequadas, como local de trabalho.
Os automóveis de nível 5 circulam autonomamente em qualquer tipo de trânsito rodoviário. Através de uma perspetiva de 360º, uma ligação contínua à internet e a comunicação inteligente Car-to-Car, o condutor deixará de ser necessário desde o arranque até ao destino pretendido.
Esta descrição baseia-se na classificação atual dos níveis 1 a 5 de acordo com a SAE/BASt/VDA. É dada especial atenção à transição da assistência (nível 1-2) para a automação (a partir do nível 3) e responsabilidade associada da tarefa da condução de acordo com a legislação alemã.