As redes sociais podem ser uma fonte de inspiração para a sustentabilidade e a mobilidade elétrica. Para Victoria Kippersund, tiveram precisamente esse efeito. Quando comprou um e-up!, ficou rapidamente convencida de que se tratava de um investimento para o futuro.
VICTORIA KIPPERSUND, de 34 anos, adora todos os aspetos da condução do seu e-up!. Mas, o conforto não é a razão principal para optar por um e-up!. A norueguesa acredita que a mobilidade elétrica representa o futuro.
"Acho que é assim que nos vamos mover no futuro".
Victoria Kippersund
Facebook como catalisador de um estilo de vida sustentável
Quando perguntámos a Victoria Kippersund o que a levou a comprar um automóvel elétrico, a sua resposta foi: o Facebook. Um artigo sobre ideias e dicas para um estilo de vida mais sustentável foi o que inspirou a norueguesa de 34 anos. O segundo ponto do artigo dizia: "conduzir um automóvel elétrico". Mas não foi apenas esta a razão que convenceu Victoria a comprar um e-up!.
Fazer hoje parte do amanhã.
Victoria gostou imediatamente da ideia de poder contribuir para um futuro melhor, por isso não demorou muito tempo a ponderar sobre que automóvel comprar. Vistoria conduz o e-up! desde junho de 2015 - o seu primeiro automóvel próprio. A sua decisão de passar a fazer parte do mundo de amanhã teve também muito que ver com o governo norueguês. O governo da Noruega deu os primeiros passos na criação das condições ideais para automóveis elétricos nos anos 90. Além dos inúmeros benefícios, os compradores estão isentos de impostos, os parques de estacionamento no centro das cidades são parcialmente gratuitos para automóveis elétricos e estes podem circular nas faixas para autocarros. Assim é compreensível que mais de 20 por cento de todas as novas matrículas registadas pertençam a automóveis elétricos.
O citadino é ideal para viagens curta.
O caminho da escola da sua filha de 6 anos, até ao ginásio, onde trabalha como gerente, demora apenas 20 minutos. Victoria não faz este percurso duas vezes por dia, como também faz viagens espontâneas até ao centro da cidade de Oslo com o seu e-up!. Exatamente por ser tão relaxante. Aqui existem muitos estacionamentos gratuitos para automóveis elétricos.
"Em Oslo, é difícil encontrar um bairro que NÃO tenha um posto de carregamento. Quando tenho dúvidas, basta-me olhar para a aplicação e consultar os mapas no smartphone".
Juntos dão uma bela foto: Victoria e o seu e-up!.
Com um pouco de imaginação, até no inverno temos energia para tudo.
Victoria, que vive em Røa, um subúrbio de Oslo, sabe dar conta do recado até no inverno. As condições para a mobilidade elétrica na Noruega são melhores do que em qualquer outro lugar. Mas aqui, os invernos são longos e frios. E, portanto, temos de ser um pouco mais poupados na condução, afirma esta norueguesa, sempre pragmática. No inverno, por vezes prefere vestir um casaco quente, a ligar o aquecimento.