"A família ID. marca o início de um novo conceito de mobilidade e isso traduz-se também no design: aerodinâmico e purista" refere Zyciora. Isto deve-se sobretudo ao design contínuo e aerodinâmico da família ID. que foi aplicado pela primeira vez, ao segmento dos SUV, com o ID.4. As transições suaves e delicadas alternam com arestas cortadas bem definidas. O ID.4 combina uma expressão poderosa com formas fluídas e excelentes qualidades aerodinâmicas. Um design que parece moldado pelo vento.
"Imagine uma duna no deserto com formas suaves à frente e nos lados. Atrás, uma aresta cortada. Pode encontrar estas formas no ID.4, bem definidas e fáceis de reconhecer através das arestas a toda a volta e da traseira recuada."
Klaus Zyciora
Perfeito na forma e na função
Um bom design é sempre funcional. Num automóvel elétrico, a resistência ao ar desempenha um papel importante no que diz respeito à autonomia. A partir dos 50 km/h, a resistência ao ar representa o maior obstáculo que tem de ser ultrapassado. Cada melhoria aumenta a eficiência energética e a autonomia. E tanto o exterior como o interior contribuem para o efeito. "O fluxo de ar no habitáculo determina a eficiência com que se utiliza a energia carregada", explica Zyciora. O ID.4 tem um excelente valor de cw - 0,28. Desta forma ajuda-o a poupar dinheiro, uma vez que necessita de o carregar menos vezes.
"O nosso objetivo é oferecer um produto coerente que se adapte aos clientes em todas as regiões, como acontece com os populares smartphones."
Klaus Zyciora
Um design que vai inspirar o mundo inteiro
O ID.4 vai ser produzido e comercializado na Europa, na China e, mais tarde, também nos EUA. Mas, como é desenvolvido um automóvel global, que vai ser bem aceite em todo o lado? "Somos bastante moderados no que diz respeito a elementos decorativos. Não interessa que uma superfície continue a ser apenas uma superfície. Reduzimos o número de aberturas, sempre que possível", explica Zyciora. O resultado é um design moderno, intemporal, que vai agradar a muitas pessoas. "Estou convencido de que as pessoas vão aprender rapidamente a apreciar automóveis como o ID.3 e o ID.4: o habitáculo espaçoso e arejado. A nova sensação de condução. E o silêncio durante a viagem, que permite ouvir o chilrear dos pássaros", refere Zyciora. E, uma vez mais, a natureza desempenha um papel central no que diz respeito ao novo ID.4.