Menu
Fechar menu
Fechar

Lifestyle Moldado pelo vento – o design do ID.4

Lifestyle Moldado pelo vento – o design do ID.4

Os designers procuram inspirar-se na natureza. Não admira que também o tenham feito no ID.4. Afinal, o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen reduz o impacto sobre a natureza. Klaus Zyciora, responsável pelo design do Grupo Volkswagen, explica-nos como o design também pode ser prático, de que forma entusiasma pessoas em todo o mundo e, no final, ainda compensa.

*Consumo de eletricidade em kWh/100 km: 16,9 - 16,2 (combinado); emissões de CO₂ em g/km: 0. A imagem mostra equipamento opcional. As imagens do equipamento interior e exterior podem divergir do modelo de série. Protótipo próximo do modelo de série com equipamento opcional.

"A família ID. marca o início de um novo conceito de mobilidade e isso traduz-se também no design: aerodinâmico e purista" refere Zyciora. Isto deve-se sobretudo ao design contínuo e aerodinâmico da família ID. que foi aplicado pela primeira vez, ao segmento dos SUV, com o ID.4. As transições suaves e delicadas alternam com arestas cortadas bem definidas. O ID.4 combina uma expressão poderosa com formas fluídas e excelentes qualidades aerodinâmicas. Um design que parece moldado pelo vento.

"Imagine uma duna no deserto com formas suaves à frente e nos lados. Atrás, uma aresta cortada. Pode encontrar estas formas no ID.4, bem definidas e fáceis de reconhecer através das arestas a toda a volta e da traseira recuada."

 

Klaus Zyciora

Perfeito na forma e na função

Um bom design é sempre funcional. Num automóvel elétrico, a resistência ao ar desempenha um papel importante no que diz respeito à autonomia. A partir dos 50 km/h, a resistência ao ar representa o maior obstáculo que tem de ser ultrapassado. Cada melhoria aumenta a eficiência energética e a autonomia. E tanto o exterior como o interior contribuem para o efeito. "O fluxo de ar no habitáculo determina a eficiência com que se utiliza a energia carregada", explica Zyciora. O ID.4 tem um excelente valor de cw - 0,28. Desta forma ajuda-o a poupar dinheiro, uma vez que necessita de o carregar menos vezes. 

"O nosso objetivo é oferecer um produto coerente que se adapte aos clientes em todas as regiões, como acontece com os populares smartphones."

 

Klaus Zyciora

Um design que vai inspirar o mundo inteiro

O ID.4 vai ser produzido e comercializado na Europa, na China e, mais tarde, também nos EUA. Mas, como é desenvolvido um automóvel global, que vai ser bem aceite em todo o lado? "Somos bastante moderados no que diz respeito a elementos decorativos. Não interessa que uma superfície continue a ser apenas uma superfície. Reduzimos o número de aberturas, sempre que possível", explica Zyciora. O resultado é um design moderno, intemporal, que vai agradar a muitas pessoas. "Estou convencido de que as pessoas vão aprender rapidamente a apreciar automóveis como o ID.3 e o ID.4: o habitáculo espaçoso e arejado. A nova sensação de condução. E o silêncio durante a viagem, que permite ouvir o chilrear dos pássaros", refere Zyciora. E, uma vez mais, a natureza desempenha um papel central no que diz respeito ao novo ID.4.

 

 

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen